top of page

Projeto cultural do SUS oferece capoeira para idosos, em Poços de Caldas

Com o objetivo de envolver os idosos numa atividade esportiva que contribua para a promoção da saúde, o Programa Saúde da Família (PSF) do bairro Santa Rosália, em Poços de Caldas, deu início a atividades de capoeira adaptada para a terceira idade.

A ideia foi do agente comunitário de saúde, Paulo Danilo Vieira Avilla, 67 anos, que também é presidente do conselho municipal do idoso. “A gente, no postinho, zela muito pela atividade física e prevenção de doença, é preciso tirar o povo do sedentarismo”, diz Danilo.

Durante a prática da capoeira, são trabalhadas as funções de coordenação motora, incluindo alongamento e alguns movimentos de capoeira, sempre respeitando os limites de cada praticante. Para o professor Edy Edson, do grupo Filho do Bonfim do Mestre Sabiá, “é uma honra poder dar aula para eles (idosos)”.

Cassinha Lopes, de 60 anos, que é uma das 50 participantes do projeto, aprovou a ideia: “eu vejo como uma ginástica, uma forma de melhorar a mente; o exercício ajuda demais, e por outro lado a gente interage com as pessoas”, disse.

As aulas são gratuitas e se realizam às terças-feiras, às 9h, à rua Maria Aranda Torrecillas 60, no bairro Parque Primavera. Para participar, basta comparecer ao local.

Alunos recebem orientação, antes do início das aulas

fotos capoeira - alongamento


SOBRE:

Pindorama é a designação de um local mítico dos povos tupis-guaranis, que seria uma terra livre dos males. Foi também o primeiro nome atribuído ao Brasil pelos índios, antes da descoberta. Por analogia, um blog de Jornalismo Cultural seria “um espaço livre dos males”, um território onde a literatura e as artes encontram um terreno fértil para frutificar. Aqui você encontra a produção dos alunos do 6º Semestre de Jornalismo da UNIFAE, que estão construindo um blog coletivo, sob coordenação da Profª. Carmem Aliende.

Os alunos foram desafiados a produzir textos literários, críticas, resenhas, matérias e perfis relacionados  ao universo cultural, em suas várias vertentes - cinema, teatro, artes plásticas, dança, música, moda, literatura, gastronomia, etc. Entre os principais objetivos da atividade estão vivenciar a construção coletiva de um blog, percebendo suas peculiaridades e possibilidades de atuação profissional; aproveitar o potencial dos alunos que já têm alguma produção autoral para trocar experiências e motivar os demais; e criar formas de interação com o público.

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page