Projeto cultural do SUS oferece capoeira para idosos, em Poços de Caldas
- beth miranda
- 17 de nov. de 2019
- 1 min de leitura
Com o objetivo de envolver os idosos numa atividade esportiva que contribua para a promoção da saúde, o Programa Saúde da Família (PSF) do bairro Santa Rosália, em Poços de Caldas, deu início a atividades de capoeira adaptada para a terceira idade.
A ideia foi do agente comunitário de saúde, Paulo Danilo Vieira Avilla, 67 anos, que também é presidente do conselho municipal do idoso. “A gente, no postinho, zela muito pela atividade física e prevenção de doença, é preciso tirar o povo do sedentarismo”, diz Danilo.
Durante a prática da capoeira, são trabalhadas as funções de coordenação motora, incluindo alongamento e alguns movimentos de capoeira, sempre respeitando os limites de cada praticante. Para o professor Edy Edson, do grupo Filho do Bonfim do Mestre Sabiá, “é uma honra poder dar aula para eles (idosos)”.
Cassinha Lopes, de 60 anos, que é uma das 50 participantes do projeto, aprovou a ideia: “eu vejo como uma ginástica, uma forma de melhorar a mente; o exercício ajuda demais, e por outro lado a gente interage com as pessoas”, disse.
As aulas são gratuitas e se realizam às terças-feiras, às 9h, à rua Maria Aranda Torrecillas 60, no bairro Parque Primavera. Para participar, basta comparecer ao local.

Alunos recebem orientação, antes do início das aulas

fotos capoeira - alongamento
Comments