Naturismo, a filosofia da harmonia entre corpo e natureza
- Beatriz Mendes
- 17 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Apesar de ser associado à prática de pessoas andarem nuas, o naturismo vai muito além disso
O Naturismo é um modo de vida em que os adeptos ou simpatizantes prezam pela harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social, que tem por intenção encorajar o respeito a si, ao próximo e ao meio ambiente. E o que poucos sabem: está previsto na lei.
Em setembro de 2019, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou o projeto que regulamenta, em âmbito nacional, a prática do naturismo, também conhecida como nudismo. Pelo texto, fica autorizada a prática do naturismo nos espaços reservados para isso, o projeto define naturismo como o conjunto de práticas de vida ao ar livre e considera o nudismo uma forma de desenvolvimento da saúde física e mental, em plena integração com a natureza.
Apesar de ainda ser uma prática encarada como tabu, há quem garanta que o modo de vida naturista foi um divisor de águas, como conta o publicitário Rodrigo Vaz, adepta da prática há três anos: “Minha visão de mundo mudou depois que eu tive uma experiência com o naturismo. Ninguém destrói coisas dentro da própria casa, mas nós fazemos isso com o meio ambiente, como se fosse aceitável... Se você odeia seu corpo, você prejudica o meio ambiente, logo as coisas que você mais deveria amar e cuidar; agora eu levo a vida com mais respeito pelo que me cerca”.
Espaço Bereberes
Localizado na cidade de São Thomé das Letras, no Sul de Minas Gerais, o Espaço Naturista Bereberes é destinado a hospedagem, camping e convivência de adeptos da filosofia naturista. “Temos o intuito de transmitir luz e ensinamentos sobre a vida, a quinta dimensão, estudos do chackras, bioenergética, ufologia, astrologia, biologia, medicina ayurveda e ervas medicinais” conta Jacu, um dos praticantes e cuidadores do lugar. Segundo o adepto, o lugar é destinado à conexão com a natureza e com as pessoas, e não são permitidas o uso de bebidas alcoólicas e drogas. O Bereberes atrai visitantes, casais, grupos e famílias, que às vezes se hospedam por curiosidade, mas acabam gostando da vivência e voltam.
Para Rodrigo, o naturismo “é uma forma de nos conectarmos com a natureza de forma pura. Quando estamos nus não vemos a grife que alguém usa, não vemos as roupas gastas do mendigo, nus somos iguais, tem uma filosofia linda por trás, valorização da natureza e do seu corpo como sua casa, sua morada”, conta.
O Naturismo moderno surgiu no início do século XX, na França. Os precursores da ideia acreditavam que a nudez ao ar livre e o contato com outras pessoas associados à alimentação natural ajudavam na cura dos problemas físicos. Atualmente, de acordo com a Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), cerca de 300 mil pessoas são adeptas da filosofia naturista no país, e possuem um rigoroso código de ética para inibir perturbações, constrangimentos e quaisquer tipos de danos à fauna ou à flora.

Criança em passeio a cavalo no Espaço Naturista Bereberes (Redes Sociais)

Hóspedes do Espaço Naturista Bereberes (Redes Sociais)
Commenti