top of page

Interior e litoral paulista recebem produções artísticas de forma gratuita

Circuito Cultural Paulista, Associação Paulista dos Amigos da Arte e governo do estado disseminam cultura para todas as idades

Assistir uma peça teatral gratuita não é uma oportunidade para todos, mas em Espírito Santo do Pinhal, cidade do interior do estado de São Paulo, a população de tem esse privilégio. Há quase dez anos, o Circuito Cultural Paulista e a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), levam produções artísticas ao município.

O Circuito Cultural Paulista foi criado para disseminar a arte e a cultura no país. A programação é diversa e inclui nomes já conhecidos no meio teatral e novos talentos. O Circuito tem uma agenda anual e seleciona quais as peças que se apresentam em cada cidade.

Para Maria de Fátima Zucherato, assessora do departamento de cultura de Espírito Santo do Pinhal, o fato de as apresentações serem gratuitas não atrai o público para o teatro, “no início eles iam, não sei se porque era novidade, mas sempre foram seletos, nunca as pessoas vão espontâneas para o teatro”, lamenta. Para atrair o público para as apresentações, a organização do Circuito Cultural requer do município ações especiais de divulgação e de aproximação dos artistas com o público, como carro de som, tradução em libras, e a presença dos artistas no palco após a peça para receber o retorno do público.

Em Espírito Santo do Pinhal, as apresentações infantis foram feitas no horário escolar: “nós iniciamos com peças infantis no teatro para formação de novo público. A criançada gosta de tudo que vê no teatro”, conta Fátima.

Os ensaios do programa durante as sagas

Os irmãos do Sul de Minas na semifinal do The Voice Brasil.


SOBRE:

Pindorama é a designação de um local mítico dos povos tupis-guaranis, que seria uma terra livre dos males. Foi também o primeiro nome atribuído ao Brasil pelos índios, antes da descoberta. Por analogia, um blog de Jornalismo Cultural seria “um espaço livre dos males”, um território onde a literatura e as artes encontram um terreno fértil para frutificar. Aqui você encontra a produção dos alunos do 6º Semestre de Jornalismo da UNIFAE, que estão construindo um blog coletivo, sob coordenação da Profª. Carmem Aliende.

Os alunos foram desafiados a produzir textos literários, críticas, resenhas, matérias e perfis relacionados  ao universo cultural, em suas várias vertentes - cinema, teatro, artes plásticas, dança, música, moda, literatura, gastronomia, etc. Entre os principais objetivos da atividade estão vivenciar a construção coletiva de um blog, percebendo suas peculiaridades e possibilidades de atuação profissional; aproveitar o potencial dos alunos que já têm alguma produção autoral para trocar experiências e motivar os demais; e criar formas de interação com o público.

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page