top of page

Semana Fica-Fica homenageia radialista e preserva cultura sertaneja

A Semana Fica-Fica é um dos eventos do calendário cultural de São João da Boa Vista. Instituída por lei municipal, em 2013, a Semana homenageia o radialista Gavino Quessa, conhecido popularmente como Compadre Fica-Fica, que apresentava programas de auditório na rádio Piratininga e promovia shows com artistas da música sertaneja, como Milionário e José Rico e Tonico e Tinoco. Com a morte de Fica-Fica, familiares e amigos buscaram preservar o legado do radialista e criaram a Semana. “A ideia surgiu de pessoas próximas do Compadre Fica-Fica e da rádio Piratininga. Foi a forma de valorizar nossa moda sertaneja, nossos compositores, nossos contadores e ao mesmo tempo resgatar e manter a tradição da música sertaneja”, explica Osvaldo Quessa, filho do Compadre Fica-Fica.

O repertório da Fica-Fica é formado por música sertaneja de raiz. Osvaldo explica que “a programação é para aquele povo mais antigo que gosta das modas que falam do nosso sertão, do homem do campo, das nossas paisagens e tudo mais que o tempo nos deixou, além de dar espaço para um pessoal mais jovem, que faz uma roupagem das músicas antigas”.

Para os shows de abertura, os organizadores buscam trazer artistas com carreiras consolidadas. Já estiveram em São João as duplas Lourenço e Lourival, As Galvão, Milionário e José Rico, Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, o Trio Parada Dura e o cantor Marcelo Costa e Elke Maravilha.

Além do palco do Theatro Municipal, a Fica-Fica normalmente tem apresentações em outros locais da cidade. Neste ano, o Municipal recebeu a dupla Lourenço e Lourival, enquanto artistas da região se apresentaram nas praças Juscelino Kubitschek, Jair Januzzi e Coronel Joaquim José.

O Compadre Fica-Fica

Gavino Quessa nasceu em Andradas, em 15 de maio de 1913. Ele se mudou para São João da Boa Vista ainda jovem e começou sua carreira artística em 1947. Com o passar do tempo, foi ganhando notoriedade na região por causa de suas atrações no rádio, com destaque para os programas “Terra Sempre Terra” e “Manhãs na Roça”, que são veiculados até hoje, sob o comando dos filhos Neno Quessa e Osvaldo Quessa.

Em 1982, Gavino Quessa recebeu o título de cidadão sanjoanense, pelos serviços prestados à cultura na cidade. Após sua morte, em 1994, o bosque de São João recebeu seu nome e, posteriormente, foi criada a Semana Fica-Fica.

Osvaldo lembra que seu pai era conhecido por ajudar quem necessitava. Ele fazia doações, impulsionava os comerciantes com propagandas na rádio e auxiliava na busca por emprego. “Muitas pessoas que vinham trabalhar na cidade não tinham a despesa, que é como se fosse uma cesta básica, e meu pai doava. Ele também conseguia dinheiro para remédios, ajudava em funerais, às vezes rezando, às vezes ajudando no caixão. O pessoal também pedia conselhos, emprego, perguntava sobre viola, violão, sanfona. Era o prazer dele ajudar pessoas”, conta Osvaldo.

Compadre Fica-Fica também foi comerciante em São João

Dupla Lourenço e Lourival abre a 5ª edição da Semana Fica-Fica, em maio de 2019


SOBRE:

Pindorama é a designação de um local mítico dos povos tupis-guaranis, que seria uma terra livre dos males. Foi também o primeiro nome atribuído ao Brasil pelos índios, antes da descoberta. Por analogia, um blog de Jornalismo Cultural seria “um espaço livre dos males”, um território onde a literatura e as artes encontram um terreno fértil para frutificar. Aqui você encontra a produção dos alunos do 6º Semestre de Jornalismo da UNIFAE, que estão construindo um blog coletivo, sob coordenação da Profª. Carmem Aliende.

Os alunos foram desafiados a produzir textos literários, críticas, resenhas, matérias e perfis relacionados  ao universo cultural, em suas várias vertentes - cinema, teatro, artes plásticas, dança, música, moda, literatura, gastronomia, etc. Entre os principais objetivos da atividade estão vivenciar a construção coletiva de um blog, percebendo suas peculiaridades e possibilidades de atuação profissional; aproveitar o potencial dos alunos que já têm alguma produção autoral para trocar experiências e motivar os demais; e criar formas de interação com o público.

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page