top of page

CULTURA E TRADIÇÃO NA FESTA DO VINHO DE ANDRADAS

Uma das maiores produtoras de vinho de Minas e do Brasil, a cidade carrega a herança da cultura italiana, que tem a tradição do cultivo de uvas

Com programação cultural e gastronômica diversificada, a 54ª edição da Festa do Vinho de Andradas agradou os mais de seis mil visitantes quem passaram pelo Estádio Municipal Juscelino Kubitschek, entre os dias 18 e 21 de julho de 2019. Shows regionais, praça de alimentação com produtos de vinícolas locais, além do Palácio do Vinho – uma tenda para degustação de produtos andradenses – estiveram entre as novidades deste ano. Além disso, cursos e palestras sobre

cultivo de uva e produção de vinhos fizeram parte da 1ª. Escola do Vinho.

Alunos da rede municipal de ensino puderam participar de uma aula no campo com o tema “A História da Vitivinicultura Andradense”, com o historiador Ricardo Souza e depois assistiram à peça teatral “Zappa, Lavoro e Vinho”, que conta a história do vinho e da imigração italiana em Andradas, encenada por membros da Associação Amigos da Cultura de Andradas (AACA).

Atrações musicais

Do pop e do rock, com as bandas Intercâmbio, Charangas do Rock e a andradense Six no Rust, passando pelo sertanejo, com as duplas Douglas e Vinícius, Caique e Kauê, Otávio Henrique e o Trio Arena, e os corais, como o Todo Canto e Coral das Meninas de Minas, regidos pela professora Iraci Silva, além do pessoal do Swing da Dança e Amigos do Forró, garantiram animação para todos os gostos.

Também foram atrações as gêmeas Helen e Heloísa, participantes da última edição do The Voice Kids, Anderson Martins, com um repertório de MPB e músicas autorais, a música italiana nas vozes dos Tenores do Brasil, e Marcelo Costa, filho ilustre de Andradas. No último dia de evento, foi a vez do desfile da Corte do Vinho e da apresentação da banda Luiz Varga, do Senai Limeira (SP) e o ponto alto da festa, que agitou os participantes, foi Edu Falaschi, ex-vocalista da Banda Angra, de renome internacional, que interpretou músicas nacionais e internacionais dos anos 80.

Lançamento da programação oficial do evento


SOBRE:

Pindorama é a designação de um local mítico dos povos tupis-guaranis, que seria uma terra livre dos males. Foi também o primeiro nome atribuído ao Brasil pelos índios, antes da descoberta. Por analogia, um blog de Jornalismo Cultural seria “um espaço livre dos males”, um território onde a literatura e as artes encontram um terreno fértil para frutificar. Aqui você encontra a produção dos alunos do 6º Semestre de Jornalismo da UNIFAE, que estão construindo um blog coletivo, sob coordenação da Profª. Carmem Aliende.

Os alunos foram desafiados a produzir textos literários, críticas, resenhas, matérias e perfis relacionados  ao universo cultural, em suas várias vertentes - cinema, teatro, artes plásticas, dança, música, moda, literatura, gastronomia, etc. Entre os principais objetivos da atividade estão vivenciar a construção coletiva de um blog, percebendo suas peculiaridades e possibilidades de atuação profissional; aproveitar o potencial dos alunos que já têm alguma produção autoral para trocar experiências e motivar os demais; e criar formas de interação com o público.

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page