top of page

Rolê turístico, uma viagem pelo túnel do tempo, em São João da Boa Vista

  • Lethycia Costa
  • 15 de out. de 2019
  • 2 min de leitura

O Rolê Turístico “Conhecendo São João” é uma iniciativa do Departamento Municipal de Turismo de São João da Boa Vista (SP) e tem o objetivo levar a população para conhecer as riquezas históricas e culturais da cidade por meio de um roteiro histórico, a bordo de um trenzinho e na companhia de um guia turístico. “O intuito do rolê é ser como uma viagem no tempo, no qual cada ponto turístico é uma parada do trenzinho”, explica Rosemary Scacabarozi, diretora do Departamento de Turismo.

O passeio começa na Estação das Artes. A antiga estação ferroviária, inaugurada em 1886, foi criada para facilitar o intercâmbio econômico de São João da Boa Vista com outras cidades e a capital. Nesse ano, o local foi restaurado, passou a se chamar Estação das Artes Roberto Simões e abriga a Escola de Música, um teatro, a Academia de Letras do Município e o Departamento Municipal de Turismo.

Logo no início do roteiro do “Conhecendo São João”, o guia conduz os participantes aos trilhos da estação para contar a história do local. “O objetivo é tornar a história o mais interessante possível, por isso busco contá-la de modo que o participante não se sinta entediado”, diz Erick Brumann, guia turístico do rolê.

Seguindo o roteiro, a próxima parada é no prédio onde funciona atualmente a escola Senac, na rua São João, que no ano de 1887 era a rua principal da cidade. De 1887 a 1942, o casarão funcionou como Paço Municipal, no primeiro andar, e a cadeia, no térreo. “Eu estudo aqui e jamais imaginei que este prédio tão lindo, tão conservado, já foi cadeia um dia” – disse a estudante Ana Aguiar.

Dando continuidade ao percurso, o próximo ponto é o Theatro Municipal que foi inaugurado em 1914 e fica no coração da cidade. De sua inauguração até os dias atuais, o Theatro já enfrentou inúmeras dificuldades financeiras, fazendo com que surgisse a possibilidade ser fechado para dar lugar a um mercado, mas em 1983 tornou-se posse do município e atualmente é administrado pela Associação dos Amigos do Teatro (AMITE).

A última parada é no Museu Histórico e Pedagógico Dr. Armando Salles de Oliveira. “O museu tem um acervo amplo e diversificado”, explica Helio Correa, diretor de Cultura da cidade. Dentre as peças, encontram-se esculturas de Fernando Furlanetto, documentos da pianista Guiomar Novaes e objetos da Revolução de 1932.

“São João é uma cidade com muitas histórias e são histórias interessantes que eu jamais saberia se não tivesse participado do passeio”, relata a confeiteira Diana Abreu, que fez o programa com seu filho Miguel, de cinco anos. O pequeno, ao final do roteiro, também deu sua opinião sobre o passeio: “O mais legal foi andar na linha do trem porque minha mãe nunca deixa”.

Os interessados em participar do Rolê Turístico “Conhecendo São João” devem entrar em contato com o Departamento de Turismo pelos telefones (19) 3631-0313 e 3623-6893 ou se dirigir à Praça Rui Barbosa, no Largo do Rosário.

Trem turístico


Commenti


SOBRE:

Pindorama é a designação de um local mítico dos povos tupis-guaranis, que seria uma terra livre dos males. Foi também o primeiro nome atribuído ao Brasil pelos índios, antes da descoberta. Por analogia, um blog de Jornalismo Cultural seria “um espaço livre dos males”, um território onde a literatura e as artes encontram um terreno fértil para frutificar. Aqui você encontra a produção dos alunos do 6º Semestre de Jornalismo da UNIFAE, que estão construindo um blog coletivo, sob coordenação da Profª. Carmem Aliende.

Os alunos foram desafiados a produzir textos literários, críticas, resenhas, matérias e perfis relacionados  ao universo cultural, em suas várias vertentes - cinema, teatro, artes plásticas, dança, música, moda, literatura, gastronomia, etc. Entre os principais objetivos da atividade estão vivenciar a construção coletiva de um blog, percebendo suas peculiaridades e possibilidades de atuação profissional; aproveitar o potencial dos alunos que já têm alguma produção autoral para trocar experiências e motivar os demais; e criar formas de interação com o público.

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 

© 2018  PINDORAMA - Criado pelos alunos do 6º semestre de Jornalismo UNIFAE. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page