top of page

Durante a Tormenta: simpático, sem forçar a barra

  • Andressa Souza
  • 14 de out. de 2019
  • 2 min de leitura

Durante a Tormenta é um filme espanhol lançado pela Netflix em 2018. Dirigido e roteirizado por Oriol Paulo, ele conta a história de Vera Roy, que por meio de um lapso no tempo transforma sua vida, após salvar a vida de Nico Salazarte, uma criança do passado.

Raios e trovões acompanham o filme e constituem boa parte da trilha sonora. Por contar uma história com lapsos no tempo, o diretor utiliza os tons das cores para ajudar o telespectador a se localizar entre o passado e o futuro hipotético, se utilizando de tons mais quentes para marcar o passado, enquanto o futuro vivido pela personagem principal possui tons frios e azulados, reforçando a ideia de nebulosidade da situação.

Com uma trama que mistura suspense e drama, Durante a Tormenta é um filme que amarra as pontas no terceiro ato sem muito esforço, graças a um roteiro bem construído. A única ponta solta é ponto de partida para a imaginação de quem assiste.

Todos os personagens possuem “camadas”, ou seja, desenvolvem e mostram ao longo do filme, traços das suas personalidades, uns mais rasos do que outros, mas todos com o número suficiente para contribuir para a trama. A atuação de Adriana Ugarte, interpretando Vera Roy, é ótima e muitas vezes segura o filme, principalmente no primeiro ato, em que contracena com a atriz mirim, Mima Riera, ainda sem sal e sem açúcar. Contudo, Ugarte, por vezes, peca no tom dramático e passa muito próximo do “escândalo forçado”, atrapalhando na imersão ao filme.

O marido de Vera Roy, David Ortiz, vivido por Álvaro Morte, é o personagem que ao longo da trama se transforma. Vai de um ótimo marido a um covarde e canalha, mas com espaço limitado, não avança mais que isso. Outro pilar importante para a história, o inspector Leyra, com vida por meio da atuação de Chino Darín, amarra muitas pontas. Contudo, a atuação não evolui de uma cara de confuso durante todo o filme.

Durante a Tormenta traz a ficção científica à realidade, dentro das proporções, com uma leveza e naturalidade ímpar e tranquila. Traição, crime e amor incondicional são mobilizados como sentimentos fortes, mas não são caricatos. Durante a Tormenta é um filme para pensar sem se cansar muito, e completa a experiência do telespectador muito bem.


SOBRE:

Pindorama é a designação de um local mítico dos povos tupis-guaranis, que seria uma terra livre dos males. Foi também o primeiro nome atribuído ao Brasil pelos índios, antes da descoberta. Por analogia, um blog de Jornalismo Cultural seria “um espaço livre dos males”, um território onde a literatura e as artes encontram um terreno fértil para frutificar. Aqui você encontra a produção dos alunos do 6º Semestre de Jornalismo da UNIFAE, que estão construindo um blog coletivo, sob coordenação da Profª. Carmem Aliende.

Os alunos foram desafiados a produzir textos literários, críticas, resenhas, matérias e perfis relacionados  ao universo cultural, em suas várias vertentes - cinema, teatro, artes plásticas, dança, música, moda, literatura, gastronomia, etc. Entre os principais objetivos da atividade estão vivenciar a construção coletiva de um blog, percebendo suas peculiaridades e possibilidades de atuação profissional; aproveitar o potencial dos alunos que já têm alguma produção autoral para trocar experiências e motivar os demais; e criar formas de interação com o público.

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 

© 2018  PINDORAMA - Criado pelos alunos do 6º semestre de Jornalismo UNIFAE. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page