top of page

Da zona rural para o mundo: orquestra de violeiros formada por crianças e adolescentes dissemina a c

Com CD e DVD gravados, violeiros já se apresentaram no Teatro CIEE, na capital paulista, e agora fazem sucesso no interior

Da escola direto para a fazenda, mas não para trabalhar e sim para aprender música. Essa é a vida de crianças e adolescentes que participam do projeto Semeando Música, desenvolvido pela ONG Crescer no Campo, em Espírito Santo do Pinhal (SP).

Com mais de 150 participantes inscritos nas oficinas de expressão corporal, esportes, criação e contação de histórias, o projeto oferece aulas de viola, violão e canto.

A ONG Crescer no Campo existe há 11 anos e proporciona vivências em múltiplas linguagens, com atividades de música instrumental

e vocal para crianças e adolescentes da zona urbana e rural, entre 7 e 16 anos. Segundo a coordenadora, Maria Inês Nabuco de Oliveira, “o Projeto Semeando Música, através de suas oficinas, oferece oportunidade para que os adolescentes se expressem por meio da linguagem musical e desenvolvam a sensibilidade, o pensamento, a criação, a comunicação e a aprendizagem musical”.

Com repertório de música raiz, o Semeando Música, que teve início em 2009, é regido pelo músico e maestro Gilmar França, e busca incentivar a aprendizagem de viola e violão. “Em 2011, houve o incentivo para a formação da Orquestra de Violeiros que se concretizou em 2012, com apresentação no final daquele mesmo ano, no teatro municipal da cidade. A partir daí, as apresentações, por iniciativa da ONG, ou atendendo a convites, só aumentaram. Paralelamente, os jovens foram aprendendo a educar a voz, postura, noções de respiração correta, afinação e dicção”, conta Maria Inês.

Quatro anos se passaram e o projeto cresceu, então surgiu a ideia de criar outro grupo, o de Canto Madrigal, que passou a se apresentar com a orquestra completa ou com parte dela.

Para o maestro Gilmar, os benefícios que a música proporciona no desenvolvimento das crianças são muitos: “ela melhora a percepção dos alunos. A partir do momento que você aprende a decodificar sinais, através deles, você cria vida; você interpretar uma canção através de símbolos, isso torna os meninos mais perspicazes, mais inteligentes. Sem contar que a música os torna mais sensíveis, equilibrados”, conta.

Para o professor, o acesso à cultura na cidade, especialmente para as crianças, é restrito, mas “a partir do momento que a gente proporciona isso (a oportunidade da música) às crianças e aos seus pais, a gente está contribuindo para o enriquecimento cultural dessas gerações e também levando entretenimento para a população, entretenimento de qualidade e que tem um fundo cultural, poético, melódico, musical”, completa.

Gilmar fala sobre o amor que sente pela música e o que o motiva a continuar trabalhando no projeto: “(motiva) saber que através desse trabalho nós conseguimos ser úteis. O professor sempre é útil, quanto mais o professor de música, que tem a função de levar alegria para as pessoas”, finaliza.

Interessados em conhecer a ONG Crescer no Campo ou participar do Semeando Música devem procurar a entidade pelo telefone: (19) 3651-7553 ou na Rua Xavier Ribeiro, 218, Centro – Espírito Santo do Pinhal – SP.

Apresentação Teatro Municipal Espírito Santo do Pinhal 2018

Ensaio ao ar livre


SOBRE:

Pindorama é a designação de um local mítico dos povos tupis-guaranis, que seria uma terra livre dos males. Foi também o primeiro nome atribuído ao Brasil pelos índios, antes da descoberta. Por analogia, um blog de Jornalismo Cultural seria “um espaço livre dos males”, um território onde a literatura e as artes encontram um terreno fértil para frutificar. Aqui você encontra a produção dos alunos do 6º Semestre de Jornalismo da UNIFAE, que estão construindo um blog coletivo, sob coordenação da Profª. Carmem Aliende.

Os alunos foram desafiados a produzir textos literários, críticas, resenhas, matérias e perfis relacionados  ao universo cultural, em suas várias vertentes - cinema, teatro, artes plásticas, dança, música, moda, literatura, gastronomia, etc. Entre os principais objetivos da atividade estão vivenciar a construção coletiva de um blog, percebendo suas peculiaridades e possibilidades de atuação profissional; aproveitar o potencial dos alunos que já têm alguma produção autoral para trocar experiências e motivar os demais; e criar formas de interação com o público.

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page