top of page

Olhar Circular

  • Mariana Guerrero
  • 26 de fev. de 2019
  • 1 min de leitura

Projeto incentiva participantes a buscarem carreiras nas áreas de comunicação e artes plásticas

Alunos do projeto da Escola Padrão em Poços de Caldas

Olhar Circular é um projeto idealizado pela produtora cultural Valéria Freitas, voltado para a comunidade poços-caldense e que tem como objetivo promover diálogos sobre cultura, patrimônios, memórias e vivências a partir de oficinas de fotografia e cinema, com conteúdo teórico e prático.


Alunas na exposição do Projeto na Escola Padrão

A iniciativa gratuita, que nasceu em 2008, é desenvolvida nas escolas das redes municipal e estadual e em locais públicos, como praças e parques. O Olhar Circular leva aos participantes discussões sobre cultura, como a possibilidade de repensar práticas por meio dos movimentos artísticos.


Para Freitas, o objetivo é mostrar às pessoas a importância das ferramentas midiáticas ligadas à fotografia e ao cinema. “Todo o projeto é documentado por vídeos, fotos e textos que são publicados diariamente na internet, levando o conhecimento à população. As fotos e vídeos são postados no nosso site e nas nossas redes sociais”, explica. Os vídeos buscam levar informações e temas para serem discutidos e as filmagens são feitas de forma descontraída, e buscam documentar e entreter os participantes.


Neste ano, o projeto foi desenvolvido na Escola Estadual Padrão, em Poços, e na Escola José Bonifácio, para os alunos da EJA – Educação para Jovens e Adultos, em Andradas. Além das oficinas de fotografia, artes visuais e cultura contemporânea, os participantes tiveram a exibição de filmes.


Exibição de cinema para alunos do EJA em Andradas

“Nos últimos dez anos de projeto observamos que as oficinas incentivaram os participantes a buscarem carreiras nas áreas de comunicação e artes plásticas, por meio do estímulo à produção de fotos documentais e autorais, e ainda das humanidades”, conta Freitas.


Alunos do EJA em Andradas


Comments


SOBRE:

Pindorama é a designação de um local mítico dos povos tupis-guaranis, que seria uma terra livre dos males. Foi também o primeiro nome atribuído ao Brasil pelos índios, antes da descoberta. Por analogia, um blog de Jornalismo Cultural seria “um espaço livre dos males”, um território onde a literatura e as artes encontram um terreno fértil para frutificar. Aqui você encontra a produção dos alunos do 6º Semestre de Jornalismo da UNIFAE, que estão construindo um blog coletivo, sob coordenação da Profª. Carmem Aliende.

Os alunos foram desafiados a produzir textos literários, críticas, resenhas, matérias e perfis relacionados  ao universo cultural, em suas várias vertentes - cinema, teatro, artes plásticas, dança, música, moda, literatura, gastronomia, etc. Entre os principais objetivos da atividade estão vivenciar a construção coletiva de um blog, percebendo suas peculiaridades e possibilidades de atuação profissional; aproveitar o potencial dos alunos que já têm alguma produção autoral para trocar experiências e motivar os demais; e criar formas de interação com o público.

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 

© 2018  PINDORAMA - Criado pelos alunos do 6º semestre de Jornalismo UNIFAE. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page