top of page

Feira de artesanato é opção turística de Poços de Caldas

  • Alice Dionisio
  • 26 de fev. de 2019
  • 2 min de leitura

Feirinha atrai anualmente cerca de 200 mil visitantes

A feira semanal reúne visitantes de Poços e região Foto: Prefeitura Municipal de Poços de Caldas

A Feirinha de Artesanato da Praça Dom Pedro II, em Poços de Caldas (MG), há anos é referência para compras de lembranças e presentes locais e regionais. São muitas as opções e variam de bolsas de palha a bonecos de cerâmica.


As roupas para bonecas é um dos principais atrativos do local Foto: Reprodução: Internet

Segundo a prefeitura municipal, 64 barracas de alimentação e artesanato fazem parte da tradicional 'feirinha hippie', como é popularmente conhecida. Para a supervisora municipal de artesanato, Vania Carvalho, a feira tem um significado especial para a cidade: “É o resgate do artesanato local e da valorização do artesão como profissional. A feira significa também fomento ao turismo e à identidade cultural”, afirmou Vânia.


Dona Alvaci da Rosa é uma das artesãs que aproveita o espaço para divulgar o trabalho que ela realiza há 20 anos, com reciclagem de tecido. “Gosto muito do meu trabalho. Eu trabalho com todos os tipos de bonecas criando e fazendo roupas para elas. Para mim é mais do que uma fonte de renda ou trabalho, é uma maneira de eu expor a minha arte”, afirma.


Para Rosa, o trabalho desempenhado por ela é de fundamental importância para as crianças de hoje. “Eu


gosto muito de poder resgatar a brincadeira de boneca, que é uma coisa que está se perdendo por conta de tantas opções que a tecnologia oferece e acaba só querendo brincar no celular ou ver TV, essas coisas”, comentou.


As peças de crochês e tricôs demoram cerca de uma semana para ficarem prontas Foto: Reprodução: Internet

O aposentado José Antônio Batista, de 61 anos, mora em Poços de Caldas há 18 anos. Pelo menos duas vezes por mês ele visita o local somente para passear e observar as artes expostas. “Gosto bastante de vir aqui. É uma verdadeira obra de arte, qualquer peça vista aqui. Pensar que eles fazem tudo à mão, se dedicam. Eu mesmo não levo o menor jeito para nada manual, então fico admirado mesmo de ver trabalhos como esses”, conta.


Já a carioca Paula Aguiar, de 53 anos, visitou Poços pela terceira vez e afirma que se não passar na feirinha de artesanato da cidade, o passeio fica incompleto. “Adoro vir aqui. É uma coisa mais linda que a outra. Adoro os chinelinhos e os tricôs que o pessoal vende. Tudo é muito lindo, então é até difícil não gastar”, se diverte.


Serviço: Feira de Artesanato Praça Dom Pedro II

Data: Todos os domingos

Horário: 7h às 12h


Comments


SOBRE:

Pindorama é a designação de um local mítico dos povos tupis-guaranis, que seria uma terra livre dos males. Foi também o primeiro nome atribuído ao Brasil pelos índios, antes da descoberta. Por analogia, um blog de Jornalismo Cultural seria “um espaço livre dos males”, um território onde a literatura e as artes encontram um terreno fértil para frutificar. Aqui você encontra a produção dos alunos do 6º Semestre de Jornalismo da UNIFAE, que estão construindo um blog coletivo, sob coordenação da Profª. Carmem Aliende.

Os alunos foram desafiados a produzir textos literários, críticas, resenhas, matérias e perfis relacionados  ao universo cultural, em suas várias vertentes - cinema, teatro, artes plásticas, dança, música, moda, literatura, gastronomia, etc. Entre os principais objetivos da atividade estão vivenciar a construção coletiva de um blog, percebendo suas peculiaridades e possibilidades de atuação profissional; aproveitar o potencial dos alunos que já têm alguma produção autoral para trocar experiências e motivar os demais; e criar formas de interação com o público.

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 

© 2018  PINDORAMA - Criado pelos alunos do 6º semestre de Jornalismo UNIFAE. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page