top of page

Estação das Artes: miniteatro começa a tomar forma em São João

Obra integra projeto de reforma, adaptação e restauro do prédio histórico

Um novo espaço público para promoção de arte e cultura começa a tomar forma na cidade. Trata-se da construção de um miniteatro na antiga Estação Ferroviária, com capacidade para 210 lugares, palco de 70 m² e área de camarins, vestiários e banheiros.


A obra integra o projeto de reforma, adaptação e restauração da antiga estação de trem, no centro, que passará a se chamar “Estação das Artes”. Além do miniteatro, a Estação abrigará espaços para exposições permanentes e itinerantes, salas para ensaios de grupos artísticos, e a Escola Municipal de Iniciação Musical Geraldo Filme e a Academia de Letras.


O diretor do Departamento de Cultura, Hélio Correa Fonseca Filho, acompanha com entusiasmo o andamento das obras. “Quem passa pelo Largo da Estação já pode observar a evolução dessa obra pública que, quando ficar pronta, irá beneficiar a classe artística de São João e região”, afirma.


Ator formado pela Universidade Federal de Londrina e atualmente assessor do Departamento de Cultura, Carlos Castilho explica que o principal ganho será a democratização dos segmentos artísticos. “Para todas as idades, para todas as classes sociais, para todas as áreas. Ele será usado da forma mais democrática possível. Um espaço para que todos possam criar”, destaca.


O valor para a reforma da Estação Ferroviária, orçada em R$ 1,7 milhões, foi destinado pelo Fundo de Interesses Difusos (FID), da Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo, à prefeitura de São João.


SOBRE:

Pindorama é a designação de um local mítico dos povos tupis-guaranis, que seria uma terra livre dos males. Foi também o primeiro nome atribuído ao Brasil pelos índios, antes da descoberta. Por analogia, um blog de Jornalismo Cultural seria “um espaço livre dos males”, um território onde a literatura e as artes encontram um terreno fértil para frutificar. Aqui você encontra a produção dos alunos do 6º Semestre de Jornalismo da UNIFAE, que estão construindo um blog coletivo, sob coordenação da Profª. Carmem Aliende.

Os alunos foram desafiados a produzir textos literários, críticas, resenhas, matérias e perfis relacionados  ao universo cultural, em suas várias vertentes - cinema, teatro, artes plásticas, dança, música, moda, literatura, gastronomia, etc. Entre os principais objetivos da atividade estão vivenciar a construção coletiva de um blog, percebendo suas peculiaridades e possibilidades de atuação profissional; aproveitar o potencial dos alunos que já têm alguma produção autoral para trocar experiências e motivar os demais; e criar formas de interação com o público.

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page