Em São João da Boa Vista, museu eterniza a arte sacra
- Mirela Borges
- 26 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
São mais de 10 mil peças religiosas da cidade e região

Arte é consenso. Há quem diga que não gosta... mas não vive sem ouvir sua música preferida, sem assistir sua série, filme ou novela. Pintura, música, escultura, tudo isso é arte. Dentre as diversas formas de manifestação artística, a arte sacra está intimamente ligada à religiosidade e ao sagrado, a exemplo da arquitetura das igrejas e templos, esculturas de santos, painéis no teto das igrejas, pinturas, gravuras, afrescos, vitrais, mosaicos, desenhos de passagens bíblicas, utensílios litúrgicos e vestimentas, para citar algumas formas.
Fundado em janeiro de 1987, por Dom Tomás Vaquero e pelo engenheiro João Batista Merlin, o Museu de Arte Sacra de São João é uma instituição educativo-cultural que tem o objetivo de preservar a memória da tradição religiosa da população regional, resguardar a expressão cultural-religiosa, proporcionar acesso às informações para pesquisa e compartilhar a importância da preservação de seu patrimônio.
O museu reúne um acervo de aproximadamente dez mil peças, originárias de dezoito municípios, que estão organizadas em coleções. A coleção imaginária é formada por peças de madeira, roca, pedra sabão, terracota, papel marchê, gesso oco e maciço e metal; a coleção de tecidos contém peças da indumentária litúrgica, toalhas, estandartes; a de metal traz castiçais, vasos, coroas e resplendores; na coleção santinhos, estão os santinhos de papel, terços e rosários, crucifixos, medalhinhas, relíquias de santos; na de livros estão os litúrgicos e os históricos e os sufrágios, que são os santinhos de missa de sétimo dia.
Datadas dos séculos 18, 19 e 20, as peças carregam a memória histórica, social e política da sociedade religiosa em suas diferentes épocas e o visitante pode apreciar objetos sacros destinados ao culto e devoção religiosa dos fiéis da Igreja Católica.
Ao longo de sua história, o museu já recebeu mais de 60 mil visitantes. Foram inúmeras as exposições temporárias e itinerantes, dentre elas a exposições para a sétima, oitava e nona Semana Nacional de Museus, evento que se realiza anualmente e que leva o Museu de Arte Sacra de São João para o roteiro nacional. Além disso, o museu figura na Revista Especial da Semana Nacional de Museus, distribuída pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), autarquia Federal do Ministério da Cultura, o que consolida a instituição como preservadora dos bens culturais da Igreja católica.

O Museu de Arte Sacra de São João da Boa Vista fica na Praça Roque Fiori, nº 80, no centro, e pode ser visitado de quinta a sábado, das 14h às 18h. Para agendamento de visitas fora desse horário, basta entrar em contato com a direção do Museu, pelo telefone (19) 3633-1408.
Comments