top of page

Composição Ferroviária: projeto traz música popular brasileira na bagagem

  • Sandro Nicioli
  • 26 de fev. de 2019
  • 2 min de leitura

Valorizar a música popular brasileira, artistas locais e reviver a tradição das estações de trem de ferro em Minas Gerais são os objetivos do projeto

Jucilene Buosi e Wolf Borges idealizadores do Projeto Composição Ferroviária Foto: Arquivo Pessoal

Milton Nascimento, Beto Guedes e Fernando Brant são alguns dos grandes nomes mineiros da música popular brasileira (MPB) que ganharam projeção nacional e internacional. Inspirados por esses mestres, surgiu, em Poços de Caldas, o Projeto Composição Ferroviária que há cinco anos promove novos e nomes da Música Popular Brasileira e traz os já consagrados. Um dos poucos eventos que valorizam e divulgam a MPB na região, o projeto Composição Ferroviária busca oferecer ao público música de qualidade e lançar cantores e compositores locais e regionais, que geralmente não são reconhecidos pelo grande público.


O Composição carrega em sua bagagem a valorização de dois grandes patrimônios culturais: a MPB e a tradição do trem de ferro. O projeto cultural gerido pela produtora Mecenaria Brasil, sob a direção de Wolf Borges e Jucilene Buosi, tem o objetivo de levar música, arte e cultura para as cidades mineiras. Renato Brás, Tavito, Paulinho Pedra Azul, Kleiton e Kledir são alguns dos artistas que já se apresentaram em edições passadas.


A ideia surgiu na cidade de Poços de Caldas e é reconhecida por incentivar a cultura local e a música regional. O projeto rompeu as fronteiras de Poços e no mês de novembro o Composição Ferroviária se apresentou em São Lourenço e Itaúna MG.


O apoio das prefeituras locais, das Secretarias de Cultura e Turismo, é sempre decisivo. Patrocinadores poços-caldenses como o Departamento Municipal de Energia (DME) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG), ao lado de empresas da iniciativa privada, apoiam o evento.


A edição 2019, em Poços, ainda não está confirmada, mas os produtores Wolf e Jucilene trabalham para dar continuidade ao Composição “já é uma tradição e faz parte de uma agenda esperada por poços-caldenses e turistas que vem a cidade especialmente para prestigiar o evento”, comenta o idealizador do evento.


Comments


SOBRE:

Pindorama é a designação de um local mítico dos povos tupis-guaranis, que seria uma terra livre dos males. Foi também o primeiro nome atribuído ao Brasil pelos índios, antes da descoberta. Por analogia, um blog de Jornalismo Cultural seria “um espaço livre dos males”, um território onde a literatura e as artes encontram um terreno fértil para frutificar. Aqui você encontra a produção dos alunos do 6º Semestre de Jornalismo da UNIFAE, que estão construindo um blog coletivo, sob coordenação da Profª. Carmem Aliende.

Os alunos foram desafiados a produzir textos literários, críticas, resenhas, matérias e perfis relacionados  ao universo cultural, em suas várias vertentes - cinema, teatro, artes plásticas, dança, música, moda, literatura, gastronomia, etc. Entre os principais objetivos da atividade estão vivenciar a construção coletiva de um blog, percebendo suas peculiaridades e possibilidades de atuação profissional; aproveitar o potencial dos alunos que já têm alguma produção autoral para trocar experiências e motivar os demais; e criar formas de interação com o público.

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 

© 2018  PINDORAMA - Criado pelos alunos do 6º semestre de Jornalismo UNIFAE. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page