Composição Ferroviária: projeto traz música popular brasileira na bagagem
- Sandro Nicioli
- 26 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
Valorizar a música popular brasileira, artistas locais e reviver a tradição das estações de trem de ferro em Minas Gerais são os objetivos do projeto

Milton Nascimento, Beto Guedes e Fernando Brant são alguns dos grandes nomes mineiros da música popular brasileira (MPB) que ganharam projeção nacional e internacional. Inspirados por esses mestres, surgiu, em Poços de Caldas, o Projeto Composição Ferroviária que há cinco anos promove novos e nomes da Música Popular Brasileira e traz os já consagrados. Um dos poucos eventos que valorizam e divulgam a MPB na região, o projeto Composição Ferroviária busca oferecer ao público música de qualidade e lançar cantores e compositores locais e regionais, que geralmente não são reconhecidos pelo grande público.
O Composição carrega em sua bagagem a valorização de dois grandes patrimônios culturais: a MPB e a tradição do trem de ferro. O projeto cultural gerido pela produtora Mecenaria Brasil, sob a direção de Wolf Borges e Jucilene Buosi, tem o objetivo de levar música, arte e cultura para as cidades mineiras. Renato Brás, Tavito, Paulinho Pedra Azul, Kleiton e Kledir são alguns dos artistas que já se apresentaram em edições passadas.
A ideia surgiu na cidade de Poços de Caldas e é reconhecida por incentivar a cultura local e a música regional. O projeto rompeu as fronteiras de Poços e no mês de novembro o Composição Ferroviária se apresentou em São Lourenço e Itaúna MG.
O apoio das prefeituras locais, das Secretarias de Cultura e Turismo, é sempre decisivo. Patrocinadores poços-caldenses como o Departamento Municipal de Energia (DME) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG), ao lado de empresas da iniciativa privada, apoiam o evento.
A edição 2019, em Poços, ainda não está confirmada, mas os produtores Wolf e Jucilene trabalham para dar continuidade ao Composição “já é uma tradição e faz parte de uma agenda esperada por poços-caldenses e turistas que vem a cidade especialmente para prestigiar o evento”, comenta o idealizador do evento.
Comments