top of page

Com potencial forte, cultura em Poços de Caldas é destaque em Minas Gerais

  • Igor Miguel
  • 26 de fev. de 2019
  • 2 min de leitura

Poços de Caldas é conhecida pelas águas termais e pelos pontos turísticos, atraindo centenas de turistas todos os meses. A cidade também se destaca no cenário cultural, com eventos que vão do erudito ao popular e agradam os visitantes.


A Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) é a responsável por promover políticas públicas que beneficiam a cultura local. O secretário municipal, Hudson Luiz Vilas Boas, destaca o potencial da cidade Poços de Caldas: "A cultura em Poços de Caldas tem um potencial enorme, se a gente comparar Poços com outras cidades de mesmo porte demográfico, populacional e econômico; nós estamos muito a frente".

São vários os eventos culturais realizados durante o ano na cidade. Os de maior destaque são Virada à Mineira, Julho Fest e Festival de Presépios Criativos.


VIRADA À MINEIRA

Realizado há dois anos, o evento se tornou referência na cidade. Com dois dias de programação intensa que reúne apresentações artísticas em vários pontos da cidade, a Virada à Mineira destaca as tradições de Minas Gerais, como a música caipira e a comida típica mineira. Além disso são apresentadas peças de teatro e dança, todas ligadas com a mineiridade. O evento se realiza no feriado de 21 de abril, dia de Tiradentes.


O evento criado há dois anos resgata as tradições mineiras através do teatro, dança e música Foto: Reprodução: Secretaria Municipal de Cultura (SECULT)

JULHO FEST

Há 24 anos, o evento é um dos maiores festivais de inverno de Minas Gerais. Nos 17 dias de programação, reúne apresentações de teatro, música, dança e artes plásticas e atrai centenas de turistas que aproveitam o mês de férias escolares para acompanhar o festival, que tem apresentações em vários pontos da cidade. No JulhoFest é celebrado o Dia Nacional do Rock, com apresentações no Parque Municipal Antonio Molinari, no dia 13 de julho.

O festival é também um incentivo para os artistas locais, que recebem premiações como o Prêmio Benigno Gaiga, para o teatro, e o Prêmio Municipal de Incentivo à Dança.


O festival de inverno reúne várias atrações artísticas e culturais em 13 dias de evento Foto: Reprodução: Secretaria Municipal de Cultura (SECULT)

FESTIVAL DE PRESÉPIOS CRIATIVOS

Realizado de 13 a 23 de dezembro, o Festival de Presépios Criativos se configura por apresentações artísticas de música, dança e artes plásticas, e os artistas locais retratam as tradições natalinas pela arte em suas diversas formas. As apresentações são realizadas na área central de Poços de Caldas.

Incentivo à todas as formas de arte


Os artistas resgatam as tradições natalinas pela arte em suas diversas formas Foto: Reprodução: Secretaria Municipal de Cultura (SECULT)

Os artistas poços-caldenses podem ter seus projetos apoiados pela prefeitura. Basta ficar atentos aos editais de patrocínio como o do Departamento Municipal de Eletricidade (DME) e a Lei de Incentivo Municipal à Cultura. Interessados em patrocínio devem encaminhar o projeto para a Secretaria de Cultura, após o projeto ser aprovado o artista pode solicitar a empresas locais (que recolhem o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) o patrocínio do projeto. Essas empresas podem direcionar até 50% do valor do ISSQN para o patrocínio de projetos culturais.


A cultura em Poços de Caldas é diversa e atende todos os gostos e idades. Além dos projetos culturais, moradores e turistas podem visitar o Museu Histórico e Geográfico, assistir a peças teatrais no Teatro Municipal Benigno Gaiga (Urca) ou contemplar os trabalhos de artistas plásticos expostos nas praças.

Vale a pena ficar de olho na programação disponível no site: http://pocosdecaldas.mg.gov.br/cultura/


Comments


SOBRE:

Pindorama é a designação de um local mítico dos povos tupis-guaranis, que seria uma terra livre dos males. Foi também o primeiro nome atribuído ao Brasil pelos índios, antes da descoberta. Por analogia, um blog de Jornalismo Cultural seria “um espaço livre dos males”, um território onde a literatura e as artes encontram um terreno fértil para frutificar. Aqui você encontra a produção dos alunos do 6º Semestre de Jornalismo da UNIFAE, que estão construindo um blog coletivo, sob coordenação da Profª. Carmem Aliende.

Os alunos foram desafiados a produzir textos literários, críticas, resenhas, matérias e perfis relacionados  ao universo cultural, em suas várias vertentes - cinema, teatro, artes plásticas, dança, música, moda, literatura, gastronomia, etc. Entre os principais objetivos da atividade estão vivenciar a construção coletiva de um blog, percebendo suas peculiaridades e possibilidades de atuação profissional; aproveitar o potencial dos alunos que já têm alguma produção autoral para trocar experiências e motivar os demais; e criar formas de interação com o público.

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 

© 2018  PINDORAMA - Criado pelos alunos do 6º semestre de Jornalismo UNIFAE. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page