top of page

Projeto social leva contos e música para os alunos de Programas Municipais da Juventude, em Poços

Contação de Histórias é um projeto que desde 2016 leva um mundo de imaginação e fantasia para as crianças, em Poços de Caldas. A iniciativa é de Tatyana Siqueira, atriz e professora de inglês, e Erani Fernandes, músico e professor de violão. Tatiana conta que a principal motivação foi ter um trabalho que envolvesse o casal. “Já trabalhamos na área cultural há mais de dez anos e nosso diferencial é misturar contos infantis, música e teatro”.


Divulgação já não é mais um problema, as escolas têm chamado a dupla para se apresentar Foto: Arquivo Pessoal

O projeto é fruto de uma parceria com a prefeitura de Poços de Caldas e os encontros fazem parte dos Programas Municipais da Juventude (PMJ), que oferecem atividades complementares no contra turno escolar. A iniciativa tem apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, como conta Tatiana. “Depois de aprovado o projeto, nós tivemos que ir atrás de uma empresa. Ao invés de repassar o dinheiro para o governo, ela pode passar para um projeto cultural”.


Os temas escolhidos são contos de fadas, com foco nas obras do escritor inglês Lewis Carrol (1832-1898). Pinóquio e Alice no País das Maravilhas foram as histórias já apresentadas para as crianças. Ao final de cada contação, o livro da história lida é doado para a escola, e as crianças são presenteadas com um marcador de páginas personalizado e com minilivros. “Nós cantamos uma música e chamamos duas crianças para cantar com a gente, as que aceitarem ganham os livros, mas não revelamos nada antes. Estamos trabalhando a coragem delas, falando para elas não perderem oportunidades. Tudo tem um motivo, mas gostaríamos de dar um livro para cada criança, porém o custo é muito alto”, explica Ernani.


Os alunos são incentivados a interagir com o espetáculo em apresentação no PMJ Santa Maria Foto: Arquivo Pessoal

Trabalhar com o cognitivo e com a imaginação é outra das metas do projeto, por isso as histórias são cuidadosamente escolhidas. Pinóquio ensina que não se deve mentir. “Não é só uma historinha infantil, falamos sobre a importância de ser correto”. A história “Alice no País das Maravilhas” por sua vez busca incentivar a imaginação e a leitura, uma área que, segundo Ernani, foi esquecida pelos colégios. “Hoje em dia, como muitas escolas não têm mais ensino de arte, a criança acaba não desenvolvendo a imaginação”.


Viver exclusivamente da arte faz parte dos planos do casal, e a ideia é manter o trabalho com as crianças: “a escola é um espaço muito fértil, um bom lugar para se trabalhar”. E os resultados não poderiam ser melhores: “vemos nos olhinhos dos alunos a emoção em cada história”, conclui Tatiana.


SOBRE:

Pindorama é a designação de um local mítico dos povos tupis-guaranis, que seria uma terra livre dos males. Foi também o primeiro nome atribuído ao Brasil pelos índios, antes da descoberta. Por analogia, um blog de Jornalismo Cultural seria “um espaço livre dos males”, um território onde a literatura e as artes encontram um terreno fértil para frutificar. Aqui você encontra a produção dos alunos do 6º Semestre de Jornalismo da UNIFAE, que estão construindo um blog coletivo, sob coordenação da Profª. Carmem Aliende.

Os alunos foram desafiados a produzir textos literários, críticas, resenhas, matérias e perfis relacionados  ao universo cultural, em suas várias vertentes - cinema, teatro, artes plásticas, dança, música, moda, literatura, gastronomia, etc. Entre os principais objetivos da atividade estão vivenciar a construção coletiva de um blog, percebendo suas peculiaridades e possibilidades de atuação profissional; aproveitar o potencial dos alunos que já têm alguma produção autoral para trocar experiências e motivar os demais; e criar formas de interação com o público.

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page