top of page

Projeto Circolação é sucesso em Poços de Caldas

  • Mariana Guerrero
  • 7 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

Prática circense ajuda na melhoria da saúde das crianças

Crianças do projeto Circolação no CEU Itamaraty Foto: Arquivo Pessoal

O Circolação, ministrado pela artista circense Cinzia Alvarez, em Poços de Caldas, consiste em aulas gratuitas de circo para crianças e jovens que fazem parte do Programa Municipal da Juventude, PMJ. Cinzia explica que o projeto é uma maneira de levar arte e qualidade de vida para as crianças por meio das artes circenses, e que as atividades contribuem para melhorar a saúde dos participantes.


Na Circademia crianças aprendem a fazer acrobacia na lira Foto: Arquivo Pessoal

Durante as aulas os alunos têm vivência em movimentos acrobáticos de solo, que auxiliam no desenvolvimento motor, dão força e flexibilidade. Fazem acrobacias aéreas com uso de tecido liso e da lira, equipamento destinado a modalidade das acrobacias aéreas, que auxiliam no ganho de força, concentração e superação de limites. “No decorrer do ano, ouço dos pais e dos próprios alunos de que as aulas ajudam no crescimento e desenvolvimento das crianças, além de ajudar a melhorar a saúde com a redução de peso e de colesterol”, conta Cinzia.




Foto: Arquivo Pessoal

A artista circense diz que vê a cada aula o aumento de interesse dos alunos. Ela conta que a ideia do projeto surgiu na sua adolescência, quando começou a fazer aulas de circo, mas não tinha condições de pagar por elas. “Na época havia muitos projetos sociais desse tipo, eu tentava fazer uma permuta ou ganhar bolsa pelas aulas, então sei bem o quanto esses projetos são importantes”.


As aulas do Circolação são ministradas na Circademia Vertical e no Centro Educacional Unificado (CEU) Itamaraty. No CEU, elas se realizam às quartas, a partir das 9h, e aos sábados, às 10h. Na Circademia, às quartas, às 18h30 e aos sábados às 10h. Podem participar crianças a partir dos sete anos, adolescentes e as mães das crianças e dos adolescentes.


O projeto é patrocinado pelo Departamento Municipal de Eletricidade (DME), de acordo com a Lei de Incentivo à Cultura, e tem apoio da Cooperativa Médica de Poços, a Climepe Total.


コメント


SOBRE:

Pindorama é a designação de um local mítico dos povos tupis-guaranis, que seria uma terra livre dos males. Foi também o primeiro nome atribuído ao Brasil pelos índios, antes da descoberta. Por analogia, um blog de Jornalismo Cultural seria “um espaço livre dos males”, um território onde a literatura e as artes encontram um terreno fértil para frutificar. Aqui você encontra a produção dos alunos do 6º Semestre de Jornalismo da UNIFAE, que estão construindo um blog coletivo, sob coordenação da Profª. Carmem Aliende.

Os alunos foram desafiados a produzir textos literários, críticas, resenhas, matérias e perfis relacionados  ao universo cultural, em suas várias vertentes - cinema, teatro, artes plásticas, dança, música, moda, literatura, gastronomia, etc. Entre os principais objetivos da atividade estão vivenciar a construção coletiva de um blog, percebendo suas peculiaridades e possibilidades de atuação profissional; aproveitar o potencial dos alunos que já têm alguma produção autoral para trocar experiências e motivar os demais; e criar formas de interação com o público.

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 

© 2018  PINDORAMA - Criado pelos alunos do 6º semestre de Jornalismo UNIFAE. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page