Mercado de alimentos naturais cresce na região
- Pedro Hernandez
- 7 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
Segmento é uma excelente opção de investimento, com perspectiva de crescimento
Todo mercado se adapta para atender a algum desejo de consumo. Recentemente, a cidade de São João da Boa Vista viu aumentar– e muito – a busca por alimentos naturais.


Muitos brasileiros mudaram padrões de consumo de alimentos para aderir a um estilo de vida mais saudável. Se antes a maior parte da população não pensava em incluir alimentos naturais na rotina ou era resistente à idéia, agora o consumo de produtos menos industrializados e mais saudáveis vem crescendo cada vez mais. Em 2017, uma lanchonete totalmente dedicada a este movimento foi inaugurada em São João da Boa Vista, a Valentina’s. Segundo a agência de pesquisas Euromonitor Internacional, até o ano de 2021 o mercado de alimentação saudável no Brasil deve crescer, em média, 4,41% anualmente.
A Lanchonete Valentina’s está localizada bem no centro da cidade e esbanja movimento e perspectiva. Foi por conta desse alto movimento que o proprietário, o empresário Fernando Ribeiro, decidiu investir neste ramo. “Muita gente vinha até mim, dizendo que queria sair das comidas tradicionais e mudar de vida. Isso me inspirou. No começo vinha pouca gente aqui, agora tá bombando”, disse Fernando.
O local serve panquecas, sanduíches, massas e saladas, além de sucos e vitaminas.

Outra família que decidiu apoiar esta cultura foi a da Eleni. A turismóloga abriu em 2016 uma pousada vegana em Águas da Prata, interior de SP, e se tornou a primeira pousada com essa proposta no interior de São Paulo, e a 7ª no Brasil. A Soul Vegan oferece aos hóspedes uma experiência diferente: do sabonete de glicerina vegetal e pétalas de rosas, passando pela máscara de argila, para sauna, até as bebidas alcoólicas de malte, lúpulo e água.
Na Soul Vegan, o que tem conquistado os hóspedes de maneira especial é a culinária italiana. Mariano, companheiro de Eleni, é italiano, e transforma a comida em arte, e os pratos em verdadeiras delícias. “A maioria das comidas tem manjerona, tempero típico italiano, parecido com orégano, além das massas, receita típica napolitana”, diz o chef Mariano Calabrese.
Mais do que receitas italianas, o casal de chefes também prepara pratos comuns. Um dos que mais faz sucesso é o hambúrguer de soja, queijo de mandioquinha, cebola e salada. As bebidas, sucos naturais e refrigerantes também são veganos. Eles são feitos à base de xarope de cola e conservantes não animais.
Para a estudante Sarah Boneti, houve um grande aumento no consumo deste tipo de alimentação em São João da Boa Visa. “Acredito que seja muito interessante essa variedade de locais e alimentos saudáveis aqui em São João. Eu mesmo consumo muito”.
Comments