top of page

Espírito Santo do Pinhal é destaque internacional com a produção de vinho finos

Vinícola inovou no sistema de podas e garantiu vinho de altíssima qualidade no interior paulista

Espírito Santo do Pinhal, situada no interior do estado de São Paulo, há décadas é conhecida pela cultura de café. No entanto, em 2006, a cultura agrícola começara a se diversificar no município, com a plantação das primeiras videiras e a criação da Vinícola Guaspari, que surgia com o intuito de produzir vinhos de alta qualidade, num solo fértil e com condições ideais de altitude, características que garantem qualidade e sabor aos vinhos produzidos.


A primeira colheita foi realizada em 2008, e os primeiros rótulos foram lançados no mercado em 2014

Com apenas dez anos, a vinícola conseguiu algo inédito para o Brasil: foi premiada internacionalmente pela revista Decanter World Wine Awards com medalha de ouro, em 2016, com o vinho Syrah Vista do Chá 2012. O produto também foi premiado pela publicação especializada e garantiu medalha de bronze na competição.


Em 2017, o Vista do Chá 2014 ganhou pelo segundo ano consecutivo a maior premiação e os vinhos Vista da Serra 2014, Vale da Pedra 2015 e o Vista do Bosque 2015 receberam a medalha de prata.


Segundo Fernando Zuccherato, vinicultor da Guaspari, o segredo para uma produção de bebidas de qualidade na cidade, antes reconhecida pelo seu desempenho no cultivo do café, é a inversão da colheita. “Usamos uma técnica conhecida como dupla poda. Essa inversão é feita com um corte dos ramos em agosto e outro em janeiro.” Com isso, em vez de a uva ser colhida no verão, a colheita é feita em julho e agosto. “Isso possibilita melhor maturação da uva, pois assim, ela cresce numa época ensolarada, com noites mais frias e menor incidência de chuva”.


Diferente do resto do Brasil, a colheita ocorre no inverno, quando o tempo é mais seco

Hoje, a fazenda possui 50 hectares de vinhedos que são divididos em 12 terroirs, onde são plantadas uvas de variadas espécies para a produção dos vinhos. Além disso, ainda são conservados 23 hectares para a plantação de café.


Em 2017, a Vinícola Guaspari abriu suas portas para visitação da plantação e do processo de produção de vinho e recebeu, no primeiro ano, mais de 3.000 pessoas. Durante a época de colheita das uvas, entre maio e junho, a vinícola oferece um roteiro especial com visita aos vinhedos, área de produção e degustação de vinhos da linha “Vista”. As visitas podem ser agendadas pelo telefone (19) 3661-9191 ou pelo e-mail enoturismo@vinicolaguaspari.com.br.


SOBRE:

Pindorama é a designação de um local mítico dos povos tupis-guaranis, que seria uma terra livre dos males. Foi também o primeiro nome atribuído ao Brasil pelos índios, antes da descoberta. Por analogia, um blog de Jornalismo Cultural seria “um espaço livre dos males”, um território onde a literatura e as artes encontram um terreno fértil para frutificar. Aqui você encontra a produção dos alunos do 6º Semestre de Jornalismo da UNIFAE, que estão construindo um blog coletivo, sob coordenação da Profª. Carmem Aliende.

Os alunos foram desafiados a produzir textos literários, críticas, resenhas, matérias e perfis relacionados  ao universo cultural, em suas várias vertentes - cinema, teatro, artes plásticas, dança, música, moda, literatura, gastronomia, etc. Entre os principais objetivos da atividade estão vivenciar a construção coletiva de um blog, percebendo suas peculiaridades e possibilidades de atuação profissional; aproveitar o potencial dos alunos que já têm alguma produção autoral para trocar experiências e motivar os demais; e criar formas de interação com o público.

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page