top of page

Dos livros para as telas

  • Foto do escritor: beth miranda
    beth miranda
  • 1 de dez. de 2017
  • 3 min de leitura

Não é de hoje que as histórias dos livros saltam para as telas de cinema ou TV. De clássicos da literatura a best sellers muitos enredos ganham ainda mais vida com imagem e som. No entanto, há leitores que se decepcionam com as versões e cinéfilos que são conduzidos das telas aos livros. Concordando com a máxima do escritor Nelson Rodrigues de que “toda a unanimidade é burra”, vamos dar uma olhada em três séries de sucesso e ouvir a opinião de quem mais entende do assunto: os fãs!


Gossip Girl


Quem assiste esta série, que está no ar desde 2007, pode não imaginar que é a adaptação de uma sequência de doze livros homônimos escritos por Cecily von Ziegesar.

A trama conta a história de adolescentes ricos, moradores de Manhatann (NY). A narração é feita pela “Gossip Girl” ou Garota do Blog, uma pessoa anônima que posta fofocas e acontecimentos sobre a vida dos protagonistas Serena, Blair, Nate, Dan, Vanessa, Chuck, Jenny e outros personagens que vão surgindo ao longo da série. Foram seis temporadas na TV, encerradas em 2012.

A estudante Larissa Camilo é fã de carteirinha e conta que percebeu uma diferença muito grande entre o livro e a série. “O que mais me chamou atenção foi a mudança do personagem Chuck. Na série, ele é um dos protagonistas, faz par romântico com a Blair e é bem envolvente, já no livro, ele é gay e faz umas piadas meio nada a ver”, brinca. Mesmo com as alterações comuns em adaptações, Larissa recomenda tanto a série quanto o livro.


Game of Thrones


Não poderíamos deixar de falar de uma das séries mais queridinhas e comentadas do momento: Game of Thrones. Baseada na série de livros “A Song of Ice and Fire”, de George R.R. Martin, foi filmada em nove países (!!!) e já teve sete temporadas exibidas, mas, de acordo com a HBO, deve ser encerrada na oitava, que ainda não tem data de lançamento.

Muito aclamada pela crítica, ganhou 38 Emmys, sendo a mais premiada série de televisão da história. Além disso, entrou para o Livro dos Recordes como o seriado dramático com maior transmissão simultânea ao redor do mundo.

O enredo é focado na disputa pelo trono de ferro para comandar os sete reinos de Westeros. Para a jornalista Aryane Almeida, a adaptação é fiel ao livro, mas é possível notar algumas divergências. "Essa é uma das séries literárias mais bem adaptadas para a TV. Ainda agradeço pela mente que percebeu que uma série seria muito mais negócio do que um filme. Apesar de ser bem fiel aos livros já publicados, Game of Thrones estendeu a história na TV e traz algumas diferenças em relação aos personagens. Alguns, que são bem importantes nos livros, foram cortados da série. Porém, o interessante é perceber que tudo foi feito com cuidado e a função destes personagens acaba passando para outros que já existem na série", explica.


Capitu


Dom Casmurro, o clássico romance da literatura brasileira, escrito por Machado de Assis, e publicado em 1899, foi parar nas telinhas em 2008, quando a Rede Globo lançou a série Capitu.

O seriado, uma homenagem ao centenário da morte de Machado de Assis, foi exibido em cinco episódios, dirigidos por Fernando Carvalho. A produção ficou por conta do Projeto Quadrante que visa levar a literatura brasileira para a televisão.

A ideia de popularizar obras como esta parece ter tido resultado. Pelo menos no caso do estudante Vinicius Pinaffi, que ficou interessado no livro após acompanhar os episódios pela televisão. “Eu nunca tinha lido esse livro, mas depois que eu tive a oportunidade de assistir na televisão me deu uma vontade muito grande de ler, porque a gente sabe que a série é baseada, mas não conta tudo, então muitos detalhes interessantes acabam ficando de fora”.

Hozzászólások


SOBRE:

Pindorama é a designação de um local mítico dos povos tupis-guaranis, que seria uma terra livre dos males. Foi também o primeiro nome atribuído ao Brasil pelos índios, antes da descoberta. Por analogia, um blog de Jornalismo Cultural seria “um espaço livre dos males”, um território onde a literatura e as artes encontram um terreno fértil para frutificar. Aqui você encontra a produção dos alunos do 6º Semestre de Jornalismo da UNIFAE, que estão construindo um blog coletivo, sob coordenação da Profª. Carmem Aliende.

Os alunos foram desafiados a produzir textos literários, críticas, resenhas, matérias e perfis relacionados  ao universo cultural, em suas várias vertentes - cinema, teatro, artes plásticas, dança, música, moda, literatura, gastronomia, etc. Entre os principais objetivos da atividade estão vivenciar a construção coletiva de um blog, percebendo suas peculiaridades e possibilidades de atuação profissional; aproveitar o potencial dos alunos que já têm alguma produção autoral para trocar experiências e motivar os demais; e criar formas de interação com o público.

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 

© 2018  PINDORAMA - Criado pelos alunos do 6º semestre de Jornalismo UNIFAE. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page