top of page

POTTERMORE, um mergulho no mundo mágico de Harry Potter

  • Guilherme Coelho
  • 30 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

E se os fãs de Harry Potter pudessem ter acesso a informações extras, notícias, testes e conteúdos interativos, descobrindo como seriam se fizessem parte do universo de seus personagens tão queridos? Foi com este pensamento que a inglesa J.K. Rowling, autora dos livros que originaram os filmes, criou Pottermore, um site que permite incríveis passeios virtuais pela famosa escola de bruxos de Hogwarts, incluindo as florestas dos arredores e demais cenários onde se passa a história que conquistou uma legião de admiradores em todo o mundo.


Lançada em 2011, a plataforma inicialmente enfrentou problemas técnicos, mas passados seis anos e com os erros corrigidos, atualmente conta com um sistema otimizado de navegação que permite ao usuário fazer fantásticas descobertas como, por exemplo, a que linhagem de bruxos pertenceria no universo mágico de Potter. “A gente responde uma série de perguntas, elaboradas pela própria autora, que funcionam como o chapéu seletor dos filmes. No meu caso, fui escolhido para a casa dos estudantes mais ambiciosos, que é Sonserina. Eu gostei muito da experiência”, conta o ator William Felipe, de 25 anos.


Ainda na linha interativa, o site oferece a possibilidade de o fã descobrir até que tipo de varinha mágica usaria. A estudante Gabriela Sodré (20) descreve a sua: “Minha varinha de madeira Spruce funciona de acordo com o humor do proprietário, sendo muito perigosa na mão de mal -humorados”.


E que tal viver a experiência de conjurar Patronos, uma forma de magia avançada, que pouquíssimos feiticeiros podem usar? Para viver esta experiência, é preciso um pouco mais de dedicação. Logo de início, o site já dá a sugestão: “Melhor com fones de ouvido”, isso porque o teste acontece tendo ao fundo a trilha sonora de um dos filmes. Também é preciso atenção extra para se deslocar pelo cenário, pois é você quem escolhe a direção a ser seguida, usando o mouse do computador.


E quando pensa que toda a magia já aconteceu, ainda falta descobrir o “Hogwarts Experience”, uma turnê em 360º, que te leva para visitar mais de 100 locais do universo de Hogwarts, alguns muito especiais como a Floresta Proibida, o campo de Quadribol, o Salão Principal e a Sala Comunal da Grifinória.

E então, tentado a descobrir seus poderes e ficar mais perto dos seus personagens preferidos? Pois largue tudo que estiver fazendo e mergulhe neste inacreditável mundo de magia no site www.pottermore.com. Depois me conta...

Comentários


SOBRE:

Pindorama é a designação de um local mítico dos povos tupis-guaranis, que seria uma terra livre dos males. Foi também o primeiro nome atribuído ao Brasil pelos índios, antes da descoberta. Por analogia, um blog de Jornalismo Cultural seria “um espaço livre dos males”, um território onde a literatura e as artes encontram um terreno fértil para frutificar. Aqui você encontra a produção dos alunos do 6º Semestre de Jornalismo da UNIFAE, que estão construindo um blog coletivo, sob coordenação da Profª. Carmem Aliende.

Os alunos foram desafiados a produzir textos literários, críticas, resenhas, matérias e perfis relacionados  ao universo cultural, em suas várias vertentes - cinema, teatro, artes plásticas, dança, música, moda, literatura, gastronomia, etc. Entre os principais objetivos da atividade estão vivenciar a construção coletiva de um blog, percebendo suas peculiaridades e possibilidades de atuação profissional; aproveitar o potencial dos alunos que já têm alguma produção autoral para trocar experiências e motivar os demais; e criar formas de interação com o público.

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 

© 2018  PINDORAMA - Criado pelos alunos do 6º semestre de Jornalismo UNIFAE. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page