top of page

Veganismo: Mais do que uma mudança alimentar

  • Giovanna Malheiros
  • 28 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

O veganismo é uma forma de viver que busca excluir todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, na medida do possível. Dos veganos junk food, que aceitam pratos fritos, empanados ou elaborados com carne de soja, aos veganos crudívoros, que não consomem nenhum tipo de prato assado, frito ou cozido, há versões do veganismo para todos os gostos.

O que todos têm em comum é uma dieta baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel, além de não usarem produtos feitos de couro e qualquer produto testado em animais. Ao contrário do que muitos pensam, os adeptos ao veganismo têm uma alimentação variada e rica em nutrientes. Existem centenas de alimentos como arroz, feijão, legumes, hortaliças, castanhas e frutas que são naturalmente veganos. Há também pratos tradicionais que não têm nada de origem animal em suas receitas originais. É o caso de muitas receitas árabes, italianas, mediterrâneas, orientais e até mesmo brasileiras.


Há muitas pessoas que confundem os termos e acreditam que o “veganismo” é apenas uma dieta. Como já dissemos anteriormente, ele é um movimento de libertação animal. A dieta seguida pelos veganos é o “vegetarianismo estrito”, que também é seguida por outras pessoas que não são veganas. Pode parecer confuso no começo, mas na verdade é bem fácil entender. Além da parte alimentar, os veganos deixam de consumir qualquer produto de origem animal, incluindo corantes criados com o esmagamento de insetos, e também não

usam couro, lã, seda ou qualquer outro tipo de pele. Ir ao circo, zoológicos, praticar caça, assistir touradas, rodeios, vaquejadas e a exploração e abandono de animais domésticos são ações que os adeptos do veganismo não praticam e lutam contra.


Por ser um assunto recente e muito discutido, o veganismo está em uma série de documentários, alguns disponíveis na Netflix. Se você se interessa pelo assunto, confira alguns deles e, quem sabe, torne-se também um adepto!




Para saber mais sobre o veganismo, assista:

Comentarios


SOBRE:

Pindorama é a designação de um local mítico dos povos tupis-guaranis, que seria uma terra livre dos males. Foi também o primeiro nome atribuído ao Brasil pelos índios, antes da descoberta. Por analogia, um blog de Jornalismo Cultural seria “um espaço livre dos males”, um território onde a literatura e as artes encontram um terreno fértil para frutificar. Aqui você encontra a produção dos alunos do 6º Semestre de Jornalismo da UNIFAE, que estão construindo um blog coletivo, sob coordenação da Profª. Carmem Aliende.

Os alunos foram desafiados a produzir textos literários, críticas, resenhas, matérias e perfis relacionados  ao universo cultural, em suas várias vertentes - cinema, teatro, artes plásticas, dança, música, moda, literatura, gastronomia, etc. Entre os principais objetivos da atividade estão vivenciar a construção coletiva de um blog, percebendo suas peculiaridades e possibilidades de atuação profissional; aproveitar o potencial dos alunos que já têm alguma produção autoral para trocar experiências e motivar os demais; e criar formas de interação com o público.

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 

© 2018  PINDORAMA - Criado pelos alunos do 6º semestre de Jornalismo UNIFAE. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page