top of page

No berço do Jazz

Com raízes na música negra americana, o jazz surgiu em Nova Orleans, entre 1890 e 1910, influenciado pelo blues. Marcado pela improvisação, o swing e os ritmos não lineares, tornou-se popular na década de 1930. Neste período, Billie Holiday foi uma das cantoras de grande destaque com sucessos como 'Summertime', 'Gloomy Sunday' e 'All Of Me’.


Na década de 40, nasce o bebop e o hard bebop, mas foram pouco aceitos. Posteriormente, surgiu um jazz mais intelectual e de grande popularidade: o cool jazz, representado por Miles Davis, com músicas mais lentas e melancólicas. Na década de 60, nasce o free jazz. Criado por John Coltrane e Rashied Ali, o estilo reúne elementos de composição arrítmicas e muita improvisação, sendo assim, uma fase experimentalista do estilo.


Com o surgimento do rock, o funk e o pop, o jazz passou a se fundir com esses estilos, dando origem ao que chamamos de fusion. Assim, o estilo passou a incorporar elementos eletrônicos samplers e sequenciadores utilizados na mistura do drum’n’bass e do tchno, dando origem ao jazz contemporâneo.

No Brasil, é comum ver a influencia do jazz em gêneros brasileiros, como o samba, bossa nova e MPB. Flora Purim, Wanda Sá, Bebel, Gilberto e Rosa Passos são artistas de destaque neste estilo que tem adeptos no mundo todo.

SOBRE:

Pindorama é a designação de um local mítico dos povos tupis-guaranis, que seria uma terra livre dos males. Foi também o primeiro nome atribuído ao Brasil pelos índios, antes da descoberta. Por analogia, um blog de Jornalismo Cultural seria “um espaço livre dos males”, um território onde a literatura e as artes encontram um terreno fértil para frutificar. Aqui você encontra a produção dos alunos do 6º Semestre de Jornalismo da UNIFAE, que estão construindo um blog coletivo, sob coordenação da Profª. Carmem Aliende.

Os alunos foram desafiados a produzir textos literários, críticas, resenhas, matérias e perfis relacionados  ao universo cultural, em suas várias vertentes - cinema, teatro, artes plásticas, dança, música, moda, literatura, gastronomia, etc. Entre os principais objetivos da atividade estão vivenciar a construção coletiva de um blog, percebendo suas peculiaridades e possibilidades de atuação profissional; aproveitar o potencial dos alunos que já têm alguma produção autoral para trocar experiências e motivar os demais; e criar formas de interação com o público.

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page