Zé Ramalho: o sucesso que resiste ao tempo!
- Aroldo Castro
- 21 de nov. de 2017
- 2 min de leitura
A voz grave e o talento mais do que explícito sempre acompanharam o paraibano Zé Ramalho. Primo da também cantora, Elba Ramalho, o sucesso de Zé, em boa parte, se deve às suas composições.

Inspiração sempre foi algo que teve de sobra, retratando, inclusive, questões pessoais em seus trabalhos. Exemplo desse autorretrato é a canção “ chão de giz”. Utilizando uma linguagem abstrata, narra o seu romance com uma mulher da alta sociedade paraibana. Na época, ele tinha apenas 20 anos, e muito sofreu por não ser correspondido. Através de metáforas, conta na canção que a mulher apenas o queria para satisfazer seus desejos sexuais e que jamais cogitou deixar o marido rico e influente para ficar com ele – um jovem humilde.
Nascido em 1949, na pequena Brejo do Cruz, perdeu o pai precocemente, aos 2 anos de idade. Criado desde então pelo avô, fez questão de homenageá-lo com a canção “Avohai”.
Influenciado por ícones da jovem guarda, participou de festivais em João Pessoa, cidade na qual foi morar ainda bem jovem. Eclético e disposto a quebrar paradigmas, fez inusitadas junções de estilos musicais em suas primeiras composições, unindo influências do rock and roll ao forró, ritmo típico de seu estado de origem.
Em 1976, mudou-se para o Rio de Janeiro e, no ano seguinte, lançou o seu primeiro álbum. O sucesso não demorou a chegar, mantendo- se em evidência até meados da década de 80. Entre 1985 e 1990 não teve tanta visibilidade, porém já havia criado uma identidade musical, conquistando um expressivo número de fãs por todo o país.
De 1991 a 2001, esteve novamente nas paradas de sucesso. Status alcançado através de parceiras com Alceu Valença e Elba Ramalho, entre outros artistas renomados. A parceria com Raul Seixas foi relembrada e repercutiu positivamente na carreira do intérprete. Nesses últimos anos tem se dedicado a diferentes projetos, como um álbum em conjunto com o cantor e violonista, Fagner, lançado em 2014.
Detentor de uma grande vendagem de discos, Zé Ramalho é muito mais que um artista popular. As letras de suas canções exigem atenção e, muitas vezes, uma verdadeira “imersão” em suas estrofes para que sejam totalmente compreendidas. Mas, grande parte do seu sucesso, deve-se ao fato de que, embora suas composições expressem muitas vezes um universo peculiar, dialogam com o coletivo e a riqueza de sentimentos comuns a todo ser humano. E lá se vão quase 40 anos de uma trajetória única, que segue encantando gerações!
Comments