top of page

A EVOLUÇÃO DO CINEMA



No final do século XIX, em 1895, na França, os irmãos Louis e Auguste Lumière inventaram o cinema. Originalmente, o cinema era mostrado em barracas, ao público das feiras, e só mais tarde é que passou a ser exibido em salas reservadas, como teatros e espaços para concertos.


Quando os irmãos Lumière mostraram pela primeira vez, em 1895, seu filme de 1 minuto, chamado “A chegada do trem na estação”, o público temeu que o trem saísse da tela e os atropelasse. Os primeiros momentos do cinema fcaram conhecidos como “período mudo”. Durante cerca de 30 anos os filmes eram silenciosos, sendo acompanhados muitas vezes de música ao vivo. Os atores pioneiros nesta modalidade foram Charlie Chaplin, Buston Keaton e Harold Lloyd.


Filmes históricos ou bíblicos, na maioria das vezes, caminharam de mãos dadas. Dentre os que misturavam estes dois gêneros se destacou "Os dez mandamentos" (versão original de 1923), do grande diretor Cecil B. De Mille, que em 1956 faria a filmagem com o ator Charlton Heston no papel de Moisés, que acabou se tornando a mais conhecida.


Os anos 40 foram a década em que o cinema passou a ser mágico. Embora os efeitos especiais fossem bastante precários, conseguia-se fazer filmes fáceis de encantar. Foi na década de 1950 que os musicais hollywoodianos chegaram a seu ápice, com o lançamento de clássicos como Cantando na Chuva (1951), dirigido e estrelado por Gene Kelly.



A partir de 60

A década que estava para chegar já prometia grandes mudanças no comportamento, iniciada com o sucesso do Rock and Roll de Elvis Presley em uma moto, com blusão de couro e seu lendário topete. A partir da década de 70, os super-heróis invadiram as telas dos cinemas e, ao longo dos anos seguintes, sofreram diversas modificações.


Com o passar do tempo, o cinema evoluiu e se tornou uma das principais formas de comunicação com a massa e uma das indústrias culturais mais lucrativas. Atualmente, todo dia tem um filme novo nos cinemas de todo o mundo.


Os efeitos em terceira dimensão estão se tornando cada vez mais comuns em nosso cotidiano, embora as primeiras experiências já tenham mais de meio século. Em 1952, os Estados Unidos já exibiam seu primeiro filme em 3D nos cinemas.

SOBRE:

Pindorama é a designação de um local mítico dos povos tupis-guaranis, que seria uma terra livre dos males. Foi também o primeiro nome atribuído ao Brasil pelos índios, antes da descoberta. Por analogia, um blog de Jornalismo Cultural seria “um espaço livre dos males”, um território onde a literatura e as artes encontram um terreno fértil para frutificar. Aqui você encontra a produção dos alunos do 6º Semestre de Jornalismo da UNIFAE, que estão construindo um blog coletivo, sob coordenação da Profª. Carmem Aliende.

Os alunos foram desafiados a produzir textos literários, críticas, resenhas, matérias e perfis relacionados  ao universo cultural, em suas várias vertentes - cinema, teatro, artes plásticas, dança, música, moda, literatura, gastronomia, etc. Entre os principais objetivos da atividade estão vivenciar a construção coletiva de um blog, percebendo suas peculiaridades e possibilidades de atuação profissional; aproveitar o potencial dos alunos que já têm alguma produção autoral para trocar experiências e motivar os demais; e criar formas de interação com o público.

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page