top of page

VAI UM PASSAPORTE EUROPEU AÍ?


Quem nunca sonhou em pegar um mochilão e circular pela Europa livremente, sem problema com fronteiras? Pois uma iniciativa do Circolo Italiano di São João da Boa Vista pode facilitar as coisas para quem tiver ascendência europeia e quiser colocar o pé na estrada. A entidade, em parceria com o Departamento Municipal de Cultura, vai digitalizar o Livro Geral do Registro de Estrangeiros, tombado no Arquivo Histórico Matildes Salomão.


É uma coleção de depoimentos de estrangeiros que viveram na cidade entre 1939 e 1943, no período da Segunda Guerra. Na época, Getúlio Vargas determinou que a Polícia Civil apurasse o envolvimento de estrangeiros com espionagem, com a oitiva de todos os imigrantes residentes no país. Só ganhava o “salvo-conduto” quem fosse até a delegacia mais próxima.


As investigações não encontraram bulhufas, mas agora servem para amparar processos de dupla cidadania, principalmente para europeus. “No acervo, encontramos a fala de turcos, libaneses, portugueses, espanhóis, alemães e italianos. Eles eram obrigados a dizer de onde, quando, como e com quem vieram para o Brasil. Tudo será digitalizado e, até novembro, vamos dispor os arquivos na internet”, disse Eduardo Ciacco, secretário do Circolo.


Os depoimentos podem comprovar o vínculo familiar e, junto da árvore genealógica e de outras autenticações que variam de um país para outro, garantem o registro de cidadão europeu, mesmo para descendentes nascidos no Brasil. Os sites de cada consulado mostram mais detalhes dos processos, que podem durar de um mês a até 10 anos, de acordo com a cidadania pleiteada. Portugal é, segundo os especialistas, o país que exige menor número de documentos. Pelos lados da Turquia, o buraco é mais embaixo e a burocracia atrapalha bastante.


SOBRE:

Pindorama é a designação de um local mítico dos povos tupis-guaranis, que seria uma terra livre dos males. Foi também o primeiro nome atribuído ao Brasil pelos índios, antes da descoberta. Por analogia, um blog de Jornalismo Cultural seria “um espaço livre dos males”, um território onde a literatura e as artes encontram um terreno fértil para frutificar. Aqui você encontra a produção dos alunos do 6º Semestre de Jornalismo da UNIFAE, que estão construindo um blog coletivo, sob coordenação da Profª. Carmem Aliende.

Os alunos foram desafiados a produzir textos literários, críticas, resenhas, matérias e perfis relacionados  ao universo cultural, em suas várias vertentes - cinema, teatro, artes plásticas, dança, música, moda, literatura, gastronomia, etc. Entre os principais objetivos da atividade estão vivenciar a construção coletiva de um blog, percebendo suas peculiaridades e possibilidades de atuação profissional; aproveitar o potencial dos alunos que já têm alguma produção autoral para trocar experiências e motivar os demais; e criar formas de interação com o público.

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page