MANO BROWN: O NEGRO DRAMA
- WESLEN MÁXIMO
- 24 de nov. de 2016
- 2 min de leitura

Perfil
Nome: Pedro Paulo Soares Pereira Nome Artístico: Mano Brown Idade: 46 Função: cantor e compositor
Mano Brown é uma das maiores influências da cultura do Hip hop no Brasil. Fazendo parte do grupo Racionais MC’s, o maior grupo de rap do país, o rapper ganhou uma legião de fãs. Isso se deve ao seu estilo de vida.
Mano é o compositor de canções que relatam a vida dos jovens nas comunidades. Fala da violência, miséria, descaso e a falta de apoio do governo com o povo das favelas. Ele que cresceu nesse meio. O que chama a atenção é que em muitas letrassãorelatadosacontecimentos pessoais. Leia um trecho de uma das músicas do cantor na qual ele fala de sua história:
“Uma negra, E uma criança nos braços, Solitária na floresta, De concreto e aço, Então veja, Olha outra vez, O rosto na multidão, A multidão é um monstro, Sem rosto e coração, Hey, São Paulo, Terra de arranha-céu, A garoa rasga a carne, É a torre de babel, Família brasileira, Dois contra o mundo, Mãe solteira, De um promissor, Vagabundo...”
A música Negro Dramafala sobre a vida do cantor, que é igual a de muitos jovens que vivem em comunidades brasileiras. É essa semelhança que atrai tantos fãs.
Mano Brown já foi preso algumas vezes, uma delas por desacato,e até o político Eduardo Suplicy já o defendeu, alegando abuso de autoridade por parte de policiais. O ex-senador, inclusive, não esconde de ninguém que é fã do Racionais. Ele vai a shows e já chegou a citar a letra de uma das músicas do cantor durante uma sessão no Senado.
Os jovens precisam escutar as músicas de Mano Brown. E não sou eu quem está dizendo, mas nomes consagrados da música popular brasileira como: Caetano Veloso, Lobão e Gilberto Gil já revelaram em entrevistas a importância das letras do compositor, que retrata a realidade do país.
E até o Papa Francisco já ganhou um CD do Racionais MC’s de presente do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, durante um seminário no Vaticano, em julho de 2015. Acho que o santo padre curtiu a música “Capítulo 4, versículo 3”.