top of page

MANO BROWN: O NEGRO DRAMA

Perfil

Nome: Pedro Paulo Soares Pereira Nome Artístico: Mano Brown Idade: 46 Função: cantor e compositor

Mano Brown é uma das maiores influências da cultura do Hip hop no Brasil. Fazendo parte do grupo Racionais MC’s, o maior grupo de rap do país, o rapper ganhou uma legião de fãs. Isso se deve ao seu estilo de vida.

Mano é o compositor de canções que relatam a vida dos jovens nas comunidades. Fala da violência, miséria, descaso e a falta de apoio do governo com o povo das favelas. Ele que cresceu nesse meio. O que chama a atenção é que em muitas letrassãorelatadosacontecimentos pessoais. Leia um trecho de uma das músicas do cantor na qual ele fala de sua história:


“Uma negra, E uma criança nos braços, Solitária na floresta, De concreto e aço, Então veja, Olha outra vez, O rosto na multidão, A multidão é um monstro, Sem rosto e coração, Hey, São Paulo, Terra de arranha-céu, A garoa rasga a carne, É a torre de babel, Família brasileira, Dois contra o mundo, Mãe solteira, De um promissor, Vagabundo...”


A música Negro Dramafala sobre a vida do cantor, que é igual a de muitos jovens que vivem em comunidades brasileiras. É essa semelhança que atrai tantos fãs.


Mano Brown já foi preso algumas vezes, uma delas por desacato,e até o político Eduardo Suplicy já o defendeu, alegando abuso de autoridade por parte de policiais. O ex-senador, inclusive, não esconde de ninguém que é fã do Racionais. Ele vai a shows e já chegou a citar a letra de uma das músicas do cantor durante uma sessão no Senado.


Os jovens precisam escutar as músicas de Mano Brown. E não sou eu quem está dizendo, mas nomes consagrados da música popular brasileira como: Caetano Veloso, Lobão e Gilberto Gil já revelaram em entrevistas a importância das letras do compositor, que retrata a realidade do país.


E até o Papa Francisco já ganhou um CD do Racionais MC’s de presente do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, durante um seminário no Vaticano, em julho de 2015. Acho que o santo padre curtiu a música “Capítulo 4, versículo 3”.


SOBRE:

Pindorama é a designação de um local mítico dos povos tupis-guaranis, que seria uma terra livre dos males. Foi também o primeiro nome atribuído ao Brasil pelos índios, antes da descoberta. Por analogia, um blog de Jornalismo Cultural seria “um espaço livre dos males”, um território onde a literatura e as artes encontram um terreno fértil para frutificar. Aqui você encontra a produção dos alunos do 6º Semestre de Jornalismo da UNIFAE, que estão construindo um blog coletivo, sob coordenação da Profª. Carmem Aliende.

Os alunos foram desafiados a produzir textos literários, críticas, resenhas, matérias e perfis relacionados  ao universo cultural, em suas várias vertentes - cinema, teatro, artes plásticas, dança, música, moda, literatura, gastronomia, etc. Entre os principais objetivos da atividade estão vivenciar a construção coletiva de um blog, percebendo suas peculiaridades e possibilidades de atuação profissional; aproveitar o potencial dos alunos que já têm alguma produção autoral para trocar experiências e motivar os demais; e criar formas de interação com o público.

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page