top of page

ESTRANHA GASTRONOMIA

Quando falamos em gastronomia logo pensamos em pratos deliciosos e bastante conhecidos, aqueles que todos já comeram e que se tornaram tradicionais, como por exemplo: lasanha, strogonoff e macarronada. Sem falar dos favoritos de quase todo mundo, como chocolate, brigadeiro e pudim, que são pratos práticos e saborosos. A gastronomia vai do tradicional ao exótico e algumas vezes propõe ingredientes incomuns.


Importante destacar que em cada região do mundo, há uma cultura. Quando visitamos outros países, uma das partes mais deliciosas da viagem é experimentar a gastronomia local. Em alguns locais, entretanto, o cheiro ou aparência dos pratos – muito diferentes do que estamos acostumados – não nos parecem convidativos. Entre as receitas que parecem estranhas ao gosto brasileiro, separamos algumas e lançamos o desafio: você provaria? Dê a sua opinião nos comentários.


Pratos


Tripas à moda do Porto - é tradicional do norte de Portugal e confeccionado com vários tipos de carnes, como: tripas(estômago do animal), enchidos e feijão branco. Um prato que não agrada muito pelo nome, mas foi finalista no concurso “7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa”.





Arroz de Cabidela - é tradicional do norte da Angola, é feito com arroz cozido e frango, junto com o próprio sangue da ave, que é drenado e misturado com vinagre, tirando um pouco o sabor forte do sangue.







CasuMarzu - é original da Sardenha, Itália, e derivado do queijo Pecorino. O CasuMarzu é o queijo “mais nojento do mundo”, feito com leite de ovelha que utiliza larvas de moscas vivas para conseguir um sabor especial. Nesta “delícia” podem ser encontradas milhares de larvas que podem ser retiradas ou não, na hora de consumi-lo, dependendo do gosto de cada um. E ainda piora. O queijo é considerado tóxico quando as larvas estão mortas, devendo apenas ser consumido com as larvas vivas.


SOBRE:

Pindorama é a designação de um local mítico dos povos tupis-guaranis, que seria uma terra livre dos males. Foi também o primeiro nome atribuído ao Brasil pelos índios, antes da descoberta. Por analogia, um blog de Jornalismo Cultural seria “um espaço livre dos males”, um território onde a literatura e as artes encontram um terreno fértil para frutificar. Aqui você encontra a produção dos alunos do 6º Semestre de Jornalismo da UNIFAE, que estão construindo um blog coletivo, sob coordenação da Profª. Carmem Aliende.

Os alunos foram desafiados a produzir textos literários, críticas, resenhas, matérias e perfis relacionados  ao universo cultural, em suas várias vertentes - cinema, teatro, artes plásticas, dança, música, moda, literatura, gastronomia, etc. Entre os principais objetivos da atividade estão vivenciar a construção coletiva de um blog, percebendo suas peculiaridades e possibilidades de atuação profissional; aproveitar o potencial dos alunos que já têm alguma produção autoral para trocar experiências e motivar os demais; e criar formas de interação com o público.

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page