top of page

São João da Boa Vista disputa Campeonato Paulista de Basquete

Fora da competição por 14 anos, cidade volta a ser representada graças a parceria com a UNIFAE

São João da Boa Vista é uma cidade conhecida por abraçar o esporte. Dentre as várias modalidades, o futebol e o basquete sempre se destacaram. O campeonato amador de futebol, realizado anualmente em São João, é um dos mais tradicionais do estado de São Paulo. Equipes de toda a região disputam uma competição equilibrada, contando com vários ex-jogadores profissionais. De vez em quando, presenciamos o surgimento de grandes atletas, que começam no amador e conseguem ter oportunidade em uma equipe profissional. O caso mais famoso é o de Diego Pituca, que jogou no Olaria São Pedro, time de São João, e hoje é titular do Santos Futebol Clube, um dos maiores times do país.

Não é à toa que o sanjoanense possui um carinho especial pelo basquete. Com vários times competitivos ao longo das décadas, os ginásios lotados eram cena recorrente. A torcida esteve presente em jogos importantes, com grande participação nas conquistas. As principais equipes de destaque jogaram na década de 90 e no início dos anos 2000, época em que foram levantados os troféus mais importantes. Ao todo, São João da Boa Vista possui quatro títulos dos Jogos Regionais e um título dos Jogos Abertos da segunda divisão, além de um vice-campeonato na primeira divisão dos Jogos Abertos.

Competições importantes agitam o basquete na região, mas o destaque fica para o Campeonato Paulista, que é um dos melhores regionais do país. Historicamente, São João da Boa Vista teve um time representando a cidade no torneio. Porém, por falta de recursos e patrocinadores, a tradição foi quebrada em 2005, e a equipe nunca mais participou do Paulista. Com isso, sobraram os campeonatos amadores e universitários, deixando os fãs órfãos dos grandes confrontos com equipes importantes do estado de São Paulo.

Mas o cenário mudou em 2019, graças ao trabalho feito pela UNIFAE, com um time liderado pelo técnico Paulo Renor Jr.. Depois de ganhar todas as disputas no âmbito universitário, a equipe conseguiu apoios importantes e se inscreveu no Campeonato Paulista, representando São João depois de 14 anos. A campanha não foi das melhores, com apenas uma vitória em dez jogos na primeira fase, que veio após três prorrogações contra o Bauru. Nas oitavas de final, a UNIFAE/São João foi eliminada pelo São Paulo. Porém, esse desempenho já era esperado, já que, segundo o próprio Renor, o intuito dessa participação foi ganhar experiência, pois a superioridade dos rivais, que possuem um investimento muito maior, era algo esperado pela comissão técnica.

Apesar das derrotas, os atletas fizeram história com a participação. A tendência é que daqui para frente o time evolua para poder enfrentar desafios ainda mais ambiciosos em 2020. São João precisa dessa representatividade nos principais campeonatos de basquete, já que tradição e apoio dos torcedores não faltam. Poder acompanhar jogos de times tradicionais como Corinthians e Paulistano no CIC foi especial. Ver mais de 3000 sanjoanenses lotando o ginásio na maioria dos jogos, vibrando mesmo nos maus momentos, nos mostra o quão importante esse esporte é para a cidade. Agora, nos resta torcer para que esse time continue evoluindo cada vez mais, ano após ano, para que um dia possamos bater de frente com os grandes do basquete nacional.

UNIFAE_São João joga contra o Bauru fora de casa

UNIFAE_São João conquista o terceiro título do Campeonato Brasileiro Universitário


SOBRE:

Pindorama é a designação de um local mítico dos povos tupis-guaranis, que seria uma terra livre dos males. Foi também o primeiro nome atribuído ao Brasil pelos índios, antes da descoberta. Por analogia, um blog de Jornalismo Cultural seria “um espaço livre dos males”, um território onde a literatura e as artes encontram um terreno fértil para frutificar. Aqui você encontra a produção dos alunos do 6º Semestre de Jornalismo da UNIFAE, que estão construindo um blog coletivo, sob coordenação da Profª. Carmem Aliende.

Os alunos foram desafiados a produzir textos literários, críticas, resenhas, matérias e perfis relacionados  ao universo cultural, em suas várias vertentes - cinema, teatro, artes plásticas, dança, música, moda, literatura, gastronomia, etc. Entre os principais objetivos da atividade estão vivenciar a construção coletiva de um blog, percebendo suas peculiaridades e possibilidades de atuação profissional; aproveitar o potencial dos alunos que já têm alguma produção autoral para trocar experiências e motivar os demais; e criar formas de interação com o público.

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page