top of page

Espero a tua (Re) Volta

Filme conta a perspectiva da luta de estudantes brasileiros, a partir das ocupações das escolas em 2015

Para aqueles que desejam assistir o documentário “Espero a tua (Re) Volta”, sugiro: sentem-se, deixem seus celulares de lado e contemplem por 1h33 minutos a vida e a luta de estudantes brasileiros, envolvidos nas ocupações de escolas em 2015.

O documentário de Eliza Capai retrata as ocupações estudantis em São Paulo, pela perspectiva dos estudantes, exibida pela primeira vez na amostra Generation, uma modalidade do cinema internacional das últimas gerações, voltada ao público jovem, com filmes que abordam narrativas épicas e momentos fugazes, voos de fantasia e realidades amargas. “Espero a tua (Re) Volta” foi a única produção 100% brasileira premiada no festival. O longa metragem ganhou também o Prêmio de Anistia Internacional e o Prêmio da Paz no Festival de Berlim 2019.

O primeiro elemento surpresa no longa é a linguagem visual e narrativa. Uma música divertida se articula com cortes rápidos enquanto vozes jovens comentam imagens das manifestações estudantis de 2015. O ponto central do filme são as ocupações das escolas paulistas em 2015, a partir do olhar dos ex-secundaristas Lucas “Koka”, Marcela Jesus e Nayara Souza, e mostra a reação de alunos em resposta à reorganização escolar, anunciada pelo governo paulista de Geraldo Alckmin. Sob o lema “Ocupar e resistir”, os estudantes protagonizaram a ocupação de mais de 200 escolas e serviram de inspiração para outros jovens do país todo, movimentando e mobilizando atos a favor da educação.

Para estudantes que viveram a ocupação na pele, o documentário é um dos poucos relatos – senão o único – que representa os seus ideais e suas perspectivas. O filme foi feito por estudantes, a maioria pobre e negra, e muitos já morreram por conta da opressão do sistema. Hoje poucos deles ocupam cadeiras de universidades.

A luta ainda não acabou – e é essa a mensagem que o filme traz: há muito a ser feita, a ser mudado e muitos lugares a serem ocupados. A produção carrega como lema o seu próprio nome e espera desesperadamente a “Tua Revolta”.


SOBRE:

Pindorama é a designação de um local mítico dos povos tupis-guaranis, que seria uma terra livre dos males. Foi também o primeiro nome atribuído ao Brasil pelos índios, antes da descoberta. Por analogia, um blog de Jornalismo Cultural seria “um espaço livre dos males”, um território onde a literatura e as artes encontram um terreno fértil para frutificar. Aqui você encontra a produção dos alunos do 6º Semestre de Jornalismo da UNIFAE, que estão construindo um blog coletivo, sob coordenação da Profª. Carmem Aliende.

Os alunos foram desafiados a produzir textos literários, críticas, resenhas, matérias e perfis relacionados  ao universo cultural, em suas várias vertentes - cinema, teatro, artes plásticas, dança, música, moda, literatura, gastronomia, etc. Entre os principais objetivos da atividade estão vivenciar a construção coletiva de um blog, percebendo suas peculiaridades e possibilidades de atuação profissional; aproveitar o potencial dos alunos que já têm alguma produção autoral para trocar experiências e motivar os demais; e criar formas de interação com o público.

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page