top of page

CASA DA ARTE OFERECE EXPERIÊNCIAS CULTURIAS

Há três meses instalada no centro de São João da Boa Vista, a Casa da Arte promove eventos que levam cultura e arte aos visitantes

Nos últimos anos por questões ideológicas ou políticas, além de corte ou descentralização de verbas para cultura, houve também uma diminuição de políticas públicas no setor. No início de 2019 o Governo Dória anunciou a redução de repasses para a pasta da Cultura do Estado de São Paulo. Segundo uma matéria da Folha de São Paulo, se concretizado, o corte atingiria museus e Fábricas de Cultura. Mas com a repercussão da notícia, o Governo recuou e em um vídeo exibido no dia 8 de abril de 2019 disse que “a polêmica ocorreu porque anunciamos que as contas do Estado têm um déficit, mas frisou que nenhum corte seria feito.

Se há dificuldades com verbas públicas na cultura, por outro lado, iniciativas independentes na área estão se tornando cada vez mais comuns em pequenas cidades do interior paulista.

Em São João da Boa Vista, além de projetos municipais como o teatro e a biblioteca, há projetos particulares que proporcionam experiências culturais. Uma delas é a Casa da Arte – uma casa agradável e aconchegante que leva o público a viver experiências diferentes a cada evento.

O início

Há três anos, a designer de joias Caroline Araújo instalou seu ateliê na cidade de Águas da Prata e promoveu o primeiro evento que batizou o lugar: Casa da Arte. “Eu comecei fazendo na minha casa mesmo, usando a parte externa e em outros eventos a casa toda e foi muito interessante, assim que surgiu a Casa da Arte”, explica.

A ideia deu tão certo que cresceu e migrou para a cidade maior, São João, com o objetivo de proporcionar experiências únicas. Os eventos da Casa se realizam em diferentes formatos e normalmente incluem gastronomia, música, teatro, exposições, feiras com vendas de produtos artesanais, oficinas e programas voltados para educação e arte para crianças. Para Carolina, o trabalho da Casa da Arte é “apresentar artistas, mostrar novos ritmos e fazer o trânsito de pessoas e conhecimento, artes e talentos”.

Entre as atrações regionais, já marcaram presença na Casa o grupo de maracatu “Baque São João”, a escola de teatro Cena IV, também de São João, e o Trio de Gala, grupo de forró de pé de serra. A Casa da Arte fica na rua Marechal Deodoro, 322, Centro, São João.

A autora escreveu o livro Cabeça de Lua após a sua luta contra o câncer

Suas obras publicadas: O Trem do Tempo; Saci cor-de-rosa; Um Rabisco no Céu; Cabeça de Lua. Foto: Valeria Viana


SOBRE:

Pindorama é a designação de um local mítico dos povos tupis-guaranis, que seria uma terra livre dos males. Foi também o primeiro nome atribuído ao Brasil pelos índios, antes da descoberta. Por analogia, um blog de Jornalismo Cultural seria “um espaço livre dos males”, um território onde a literatura e as artes encontram um terreno fértil para frutificar. Aqui você encontra a produção dos alunos do 6º Semestre de Jornalismo da UNIFAE, que estão construindo um blog coletivo, sob coordenação da Profª. Carmem Aliende.

Os alunos foram desafiados a produzir textos literários, críticas, resenhas, matérias e perfis relacionados  ao universo cultural, em suas várias vertentes - cinema, teatro, artes plásticas, dança, música, moda, literatura, gastronomia, etc. Entre os principais objetivos da atividade estão vivenciar a construção coletiva de um blog, percebendo suas peculiaridades e possibilidades de atuação profissional; aproveitar o potencial dos alunos que já têm alguma produção autoral para trocar experiências e motivar os demais; e criar formas de interação com o público.

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page